O Giro da Arquivo é uma newsletter, um boletim de notícias, como dizíamos antigamente. Sai toda a terça-feira, bem cedo, com o que notícia no Brasil e no mundo da Arquivologia.
A leitura é rápida, menos de dez minutos. E todas as notícias essenciais da Arquivologia estão ali, com links para quem quiser se aprofundar nelas. Dos eventos aos concursos; das novidades da política ao que acontece na universidade.
Com o Giro, você – arquivista, profissional da informação ou entusiasta dos arquivos – fica sempre bem informado.
Nossa história
O Giro da Arquivo surgiu em 9 de outubro de 2018, através de uma postagem no Facebook – nossa “edição zero”. Naquele número inaugural, noticiamos o VIII Congresso Nacional de Arquivologia, que ocorria em João Pessoa (PB), e uma proposta do INEP para reclassificar a área do conhecimento relacionada à Arquivologia.
De lá pra cá, quase tudo mudou. No início de 2019, saímos da exclusividade do Facebook e nos tornamos uma newsletter entregue semanalmente, via e-mail. Em 2020, fomos transformados em um projeto de extensão universitária do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2021, passamos a compor o conjunto de projetos que integram o Honório – Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas Arquivísticas, também da UFSM.
Produzido por apenas uma pessoa no início, com o tempo viramos um grupo, uma verdadeira equipe. Hoje, o Giro tem gente trabalhando na curadoria de notícias, na gestão de redes e na produção de conteúdos alternativos. Via e-mail, chegamos, semanalmente, a mais de 900 assinantes. Pelas redes, vamos mais longe: somos milhares no Facebook, no Instagram e no Twitter.
Há, cada vez mais, gente interessada no que publicamos. E há, todo dia, uma infinidade de novos conteúdos que nos chegam. Há muito tempo o Giro não é mais exclusivamente feito por quem o produz; é escrito, também, por quem o lê.
E você, já é nosso assinante? Se não é, aproveite. É grátis!