Ano III ● Edição 108 ● Dezembro de 2020
Ainda não está claro como funcionará o Super.BR, Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede, lançado pelo Governo Federal, em pomposa cerimônia, na última quinta, 28, em Brasília. De acordo com informações preliminares, o sistema começará a rodar em versão piloto, já a partir deste mês.
De acordo com Jorge Oliveira, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, o Super.BR "é um sistema único de tramitação de processos convergindo para uma única tela, um único ambiente, com requisitos de segurança, cumprindo requisitos legais de proteção de dados e principalmente, a capacidade de dar transparência, efetividade, agilidade".
Conforme a nota publicada no dia do lançamento do sistema, a ferramenta permitirá mensurar produtividade, notificações de resposta e necessidades do usuário, pois empregará recursos de inteligência artificial já testados através do Sistema de Apoio à Procuradoria Inteligente (Sapiens), utilizado desde 2012 pela Advocacia-Geral da União.
O Arquivo Nacional está participando da comissão que elaborou o Super.BR, o que é bom sinal. De acordo com nota publicada pela instituição, o novo sistema obedecerá os requisitos do e-Arq Brasil, contemplando assim uma velha pauta da comunidade arquivística. Ainda é cedo, no entanto, para saber se a nova ferramenta trará ganhos para o setor. Além de ainda ser desconhecida, a plataforma não foi testada e tampouco está claro se ela substituirá outras ferramentas já plenamente empregadas na administração federal, casos do SEI e do PEN.
O ECCOA – Arquivologia fora da caixa desta semana recebe Camila Costa e fala sobre o estudo tipológico de cartas de amor. Imperdível! Ah, e tem nova edição do quadro Giro da Arquivo, claro.
Brasil
O grupo hacker português que reivindicou a autoria do ataque ao STF – e que teve um de seus chefes preso no último final de semana – atacou 61 páginas que usam o domínio ".br".
Os cartórios brasileiros começaram a autenticar documentos por meio eletrônico. A tendência é de que os serviços sejam feitos remotamente. Cada vez mais.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) denunciou a Secretaria de Educação de Belém por ordenar a "limpeza" de armários e gavetas com documentos que deveriam ser arquivados.
Por falar em Belém, no último dia 24, estudantes e arquivistas da cidade lançaram o Manifesto Arquivístico pró-Prefeito Edmilson, em favor da candidatura de Edmilson Rodrigues (PSOL) à Prefeitura da capital. A ação, rara entre a comunidade arquivística, trouxe bons augúrios ao candidato, que venceu o segundo turno das eleições municipais.
O Arquivo Nacional fez uma reunião com o Arquivo Nacional do Reino Unido. No encontro virtual, as duas instituições trocaram experiências, principalmente sobre o tratamento de documentos digitais.
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul fechou um acordo com o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD). A ideia é implantar um amplo programa de modernização e gestão patrimonial no APERS.
Faltam cinco dias para o início do principal evento arquivístico do ano no Brasil. No dia 5, começa o Simpósio Internacional de Arquivos. Participe!
Mundo
A Seção de Arquivos e Direitos Humanos do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) venceu a categoria internacional dos Prêmios APDH2020 , promovido pela Asociación Pro Derechos Humanos España.
Por falar em ICA, o Conselho vai revisar sua atuação. Veja o plano.
Na Argentina, o AGN lançou a Directriz para la implementación de la Norma ISAAR (CPF) en el Archivo General de la Nación.
Também no país vizinho, um achado: a Secretaría de Derechos Humanos encontrou o fundo documental da Polícia de Santa Fe, com documentos da última ditadura que assolou a Argentina.
Com uma sede moderna e construída especialmente para a função, foi inaugurado o novo Arquivo Nacional de Angola.
Agenda internacional: na quinta, 15h, acontece o ciclo de conferências Trayectorias archivísticas en America Latina.
Para ler com calma
Internet Archive ou Archive Internet (em espanhol, via CulturaMas).
Como fazer um inventário de qualidade ou otimizado (em espanhol, via Revista Cloud Computing).
A Revista Arquivo em Cartaz 2020 (via Arquivo Nacional).
Para ver com calma
A mesa Transversalidade da memória, promovida pelo Itaú Cultural.
E os vídeos do II Seminário Nacional de Governança Arquivística 2020.