Edição 64 ● Fevereiro de 2020
IX CNA não será mais em Londrina
As especulações que circulavam no XIII Congresso de Arquivologia do Mercosul, em outubro passado, enfim eram verdade: o IX Congresso Nacional de Arquivologia, previsto para ocorrer na cidade de Londrina, no Paraná, foi transferido para o Rio de Janeiro. Em nota conjunta, a Associação Paranaense de Arquivistas (APA) e o Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq) comunicaram que "a transferência se deve a questões burocráticas no registro da Associação Paranaense de Arquivistas".
Os arquivistas do Paraná, estado que conta com um curso de graduação em Arquivologia (na Universidade Estadual de Londrina), tentam viabilizar seu movimento associativo há alguns anos. Em 2005, um grupo fundou, em Curitiba, a Associação dos Arquivistas do Estado do Paraná (AAPR). Dez anos depois, a AAPR ganhou um núcleo em Londrina, mas em 2017, uma assembleia definiu que o núcleo londrinense deveria ser a sede da associação, enquanto Curitiba passaria a ter apenas um núcleo filiado. No mesmo ano, uma chapa com mandato até 2019 criou o Movimento Associativo dos Arquivistas do Estado do Paraná, com o intuito de reconstituir a AAPR, agora sob a denominação de Associação Paranaense de Arquivistas (APA).
O VIII CNA, que ocorreu em 2018, elegeu Londrina como sua próxima sede e a APA como entidade organizadora. Ao que parece, entretanto, a associação do Paraná ainda não obteve todos os detalhes de seu registro, motivo que ensejou a mudança da cidade-sede do Congresso.
De acordo com o FNArq, o próximo CNA ocorerrá na cidade do Rio de Janeiro, em data que ainda deverá ser definida – a FNArq afirma que o evento ocorrerá no final de outubro. A organização do Congresso ficará por conta do próprio Fórum.
Brasil
O Arquivo Nacional promoverá, no próximo dia 06 de fevereiro, o Workshop de elaboração de códigos de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo baseada na metodologia de construção de cadeias de valor. A oficina acontece entre 14h e 17h, na sede do AN, no Rio. Quem estiver fora da capital carioca, pode acompanhar o evento pelo Facebook.
A Serpro, principal instituição brasileira de processamento de dados públicos, abriu uma consulta pública para obter propostas, críticas e sugestões a respeito de um edital de licitação para compra de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos. As contribuições podem ser feitas até 05 de fevereiro.
A propósito, os servidores do Dataprev entraram em greve por tempo indeterminado. Eles são contra a privatização da estatal.
Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional em Humanidades Digitais, que acontecerá de 1º a 5 de julho, no Rio.
A Associação dos Servidores do Arquivo Nacional divulgou duas notas na semana passada. Na primeira, a ASSAN protesta contra uma portaria do Governo Federal que diminiu o número de gratificações; na segunda nota, os servidores manifestam preocupação com o emprego de militares inativos no desempenho de atividades de natureza civil, como estabeleceu uma decisão recente em relação à Previdência Social.
O ENANCIB, evento promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, vai ocorrer entre 26 e 30 de outubro de 2020, no Rio de Janeiro. A data provavelmente colidirá com a do Congresso Nacional de Arquivologia, recentemente transferido para a mesma cidade.
O Arquivo Nacional criou um Grupo de Trabalho para estudar o impacto nos arquivos da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Antes tarde...
O Arquivo Histórico de Joiville está com inscrições abertas para trabalhos do projeto "Pesquisa em evidência".
O Selo Nyota abriu uma nova chamada de artigos, agora para compor o livro O protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Os textos devem ser enviados até 31 de maio de 2020.
O Giro quer saber o que você pensa sobre nossa newsletter e quais mudanças acha que seriam pertinentes.
Responda nossa enquete e ajude-nos a melhorar a única newsletter semanal de Arquivologia do Brasil.
É rápido e fácil. Dura menos de 3 minutos! Clique aqui para participar.
Mundo
A Universidad Nacional de La Rioja, na Argentina, anunciou o tema da VIII Jornadas en Archivos, Museos y Bibliotecas en La Rioja: formação profissional em arquivos, bibliotecas e museus. O evento ocorre em 11 e 12 de junho.
Na Espanha, uma exposição reúne fotos e documentos do repórter Enrique Cano, que cobriu a vida política e social espanhola do final dos anos 1970 até a década de 1980.
O Google lançou um novo serviço que busca e compila conjuntos de dados para investigação. A ferramenta se chama Dataset Search e está em fase de testes.
O Archivo Nacional de Chile está com inscrições abertas para seu Diplomado de Póstitulo en Archivística. Os postulantes podem se inscrever até o próximo dia 06 de março.
A Universidad de los Andes, na Colômbia, promoverá, entre os dias 28 de outubro e 02 de novembro, o evento Memoria, derechos humanos y buenas prácticas en archivos universitarios y de investigación. Os interessados em participar podem enviar propostas de apresentação e pôsteres até o dia 28 de fevereiro.
A propósito, então abertas também as inscrições para o 11º SIATI – Seminario Internacional de Archivos de Tradición Ibérica, que ocorrerá em Sevilha, em 19 de fevereiro.
Para ler com calma
Uma ode ao precursor da Arquivologia em Cuba, Llaverías y Martínez.
E, o arquivo do Poder Judiciário mexicano. No esquecimento...
Para ver com calma
Uma entrevista com o professor Ramón Alberch Fugueras, sobre arquivística e gestão de documentos.