Ano V ● Edição 217 ● Fevereiro de 2023
Depois de dois anos de encontros remotos em decorrência da pandemia de COVID-19, em 2022 a Arquivologia voltou a se reunir presencialmente em diversos eventos. No Brasil, os destaques ficaram com o IX Congresso Nacional de Arquivologia e com a VII Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Já no exterior, o grande evento foi o ICA Rome 2022, promovido pelo Conselho Internacional de Arquivos.
A retomada da agenda de eventos na área segue a todo o vapor neste novo ano. Diversos eventos devem ocorrer ao longo de 2023 – e o Giro os divulgará sempre que possível. Alguns destes encontros, no entanto, já despontam como destaques.
2023 começa com o Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica – SIATI12, promovido pela Associação Latino-Americana de Arquivos, entre os dias 28 e 30 de março. O evento ocorrerá em Toluca, no México, e tem como temática o mote “Arquivos na sociedade do conhecimento” (confira a programação).
A agenda segue no Brasil, agora nos dias 25 e 26 de maio, em Niterói (RJ), onde acontece o Simpósio da História dos Arquivos e da Arquivologia. O evento é promovido pela Universidade Federal Fluminense e está com inscrições abertas para envio de trabalhos. A programação prévia também já foi divulgada.
Entre os dias 31 de julho e 08 de agosto, no Rio, é a vez do XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia - ENEArq. O evento já está com inscrições abertas e terá como tema central “A Arquivologia entre a tecnologia e o social: conexões e desafios”.
A agenda internacional ainda reserva dois eventos de grande importância em 2023. Em outubro, ocorre nos Emirados Árabes Unidos o ICA Congress, promovido pelo Conselho Internacional de Arquivos com o mote “Enriquecer as sociedades do conhecimento”. Já no início de novembro, em Assunção (Paraguai), é a vez do Congresso de Arquivologia do Mercosul, evento que volta à agenda depois de 4 anos. O CAM encerra a agenda dos princiopais eventos de Arquivologia em 2023 e terá como tema “Os novos desafios dos arquivos e arquivistas na sociedade pós pandemia”.
Brasil
São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), está organizando o Arquivo Público e Histórico Eloísa Capovilla, que reunirá o acervo da historiadora. Até aí, tudo bem. Não fosse o fato de que, segundo a secretaria da Cultura, este será também o arquivo municipal. Só falta, de acordo com o secretário, “incluir a documentação histórica da Prefeitura”…
O Conselho Nacional de Justiça ampliou até o próximo dia 31 de março o prazo para as candidaturas dos tribunais interessados em sediar o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento acontecerá em 2024.
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul vai completar 117 anos no próximo dia 8 de março. Para comemorar a data, a instituição abrirá a exposição “O Arquivo e a Cidade”.
Termina hoje o prazo de submissão de artigos para o dossiê “Arquivo, Memória e Saúde”, da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde.
Oportunidade: o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte está com concurso aberto para arquivista. Os salários podem chegar até R$ 7,3 mil.
Mundo
O arquivo (ou talvez fosse mais adequado falar em “acervo”) do cantor David Bowie foi adquirido pelo V&A Museum, de Londres. No total, são 80 mil itens que incluem cadernos manuscritos, cartas e fotografias etc.
Atendendo a uma ordem do Papa Francisco, o Vaticano liberou o acesso a cerca de 40 mil documentos com pedidos de ajuda de judeus ao Papa Pio XII durante o holocausto.
O Steve Jobs Archive, recém-criado, está investindo forte na difusão. Na semana passada, o projeto divulgou uma foto rara de Jobs para divulgar seu acervo.
A guerra na Ucrânia completou um ano. Para rememorar a infeliz efeméride, o portal Market Place publicou uma edição do podcast MarketPlace Tech sobre como os arquivistas correm para preservar o patrimônio ucraniano em meio aos ataques.
Para ler com calma
História, memória… como os arquivos se abrem ao maior número de pessoas possível (em francês, via Ministère de la Culture).
“Tecnologias para contar histórias”: a expofeira sobre digitalização, restauração e conservação do evento Cuba Digital (via Cuba Debate).
Na Suíça, os arquivos mais importantes são guardados em bunkers secretos (via maRTS).
Para ver com calma