Edição 82 ● Junho de 2020
Vai começar a 4ª Semana Nacional de Arquivos
Começa na próxima segunda, em todo o Brasil, a 4ª Semana Nacional de Arquivos. Neste ano, o tema central é "Empoderando a sociedade do conhecimento", um assunto atualíssimo em tempos de desinformação, fake news e flertes autoritários. A SNA é o grande momento dos arquivos brasileiros, mas a programação deste ano será diferente. Por conta da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de manter o isolamento social, a maior parte das atividades ocorrerá através das plataformas digitais.
Se o já tradicional encontro presencial entre usuários e instituições ficou prejudicado, por outro lado esta será a primeira vez que todo o país poderá acompanhar a programação da Semana em sua plenitude. Opções não faltam. O CPDOC da FGV, por exemplo, promove na segunda, dia 8, o webinar "Do ponto de vista do antropólogo: os arquivos pessoais e a preservação da memória das ciências sociais no Brasil", com Daniele Amado e Celso Castro. Na terça (9), o curso de Arquivologia da UFPB apresenta a live "Acervos Musicais: uma seara sendo desbravada pela Arquivologia" e, na quarta (10), tem debate virtual entre Museologia e Arquivologia no Centro de Memória do Circo.
Na quinta e na sexta, as lives tomam conta da SNA. No dia 11, Ana Maria Camargo fala sobre a correlação entre contexto e conteúdo nos arquivos. Já na sexta, a programação inclui atividades da graduação em Arquivologia da UNIASSELVI, a primeira a oferecer ensino à distância no país.
Dentre as atividades de destaque, o curso de Arquivologia e o Arquivo Geral da FURG (em Rio Grande/RS) apresentam uma série de palestras on-line, mesma estratégia adotada pelo curso de Arquivologia da UEPB. O Arquivo Público do Estado de São Paulo, por sua vez, aproveita o momento e discute "Os arquivos em tempos de pandemia" através de uma live especialíssima com Paulo Elian, Luciana Heymann e outros convidados.
Para além das lives e eventos on-line, o curso de Arquivologia da UFSM apresenta, a partir de segunda, a exposição virtual "Empoderando a sociedade: 60 anos do ensino de Arquivologia no Brasil". Imperdível!
E, fora do Brasil, também tem programação. A Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA) promove, no dia 9 (Dia Internacional dos Arquivos), o Seminário La Función Social de los Archivos, com Antonio Heredia Herrera, Marlene Lopes Torres, Gustavo Meoño e Daniel Flores. Vale lembrar que além das atividades no Brasil, o Conselho Internacional de Arquivos também promove e apoia uma série de iniciativas referentes à Semana Internacional de Arquivos (IAW 2020).
A programação completa da 4ª Semana Nacional de Arquivos pode ser conferida aqui.
Já os eventos da Semana Internacional estão neste link.
Aproveite!
Brasil
Em mais um capítulo da já anunciada destruição dos aparelhos culturais brasileiros, o Governo Federal propôs o fechamento da Cinemateca Brasileira
O Laboratório CDOC-ARREMOS, da Unirio, está com inscrições abertas para o curso EaD "Arquivos: memória e preservação". As inscrições vão até 15 de junho e as vagas são limitadas.
O edital de seleção pública para vagas de conselheiros membros do Conarq foi prorrogado até o próximo dia 14.
O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro segue coletando depoimentos sobre o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Confira.
Por falar em pandemia, o Governo Federal está aproveitando o momento para intensificar a digitalização de seus serviços. Sem interlocuções mais sólidas com o conhecimento arquivístico, as ações mais parecem parte da estratégia de "passar a boiada" (como diria certo ministro...) do que solução de problemas que se arrastam há anos.
O concurso de TCCs da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin) teve seu prazo de inscrições prorrogado para 15 de junho.
Começa na próxima quinta, 4, o seminário virtual Arquivistas Online 2020. As inscrições ainda estão abertas.
Saiu o número 7 da revista Photo & Documento. Confira!
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo completou 50 anos nesta semana. O Acervo Estadão não esqueceu da efeméride.
O curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) inaugurou o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Práticas Arquivísticas. O Núcleo já chega repleto de atividades.
Mundo
No próximo dia 5, o Conselho Internacional de Arquivos começa a receber inscrições para o curso "Organizando Arquivos Familiares".
O Archivo General da Colômbia está com inscrições abertas para bolsas dedicadas a apoiar ações de recuperação do patrimônio documental colombiano. A convocatório vai até 5 de junho.
É de agosto do ano passado, mas a divulgação se intensificou nos últimos dias: confira o Guia General de Digitalización de Documentos preparado pelo Sistema Nacional de Documentación Histórica, da Argentina.
Como os espanhóis protegeram seus arquivos durante sua guerra civil? Fotos divulgadas pelo Portal de Archivos Españoles ajudam a responder à questão.
O Archivo General de la Nación do México lançou nesta semana o projeto "La gestión documental y la memoria archivística | COVID-19". O projeto propõe recompilar, organizar e sistematizar a informação de interesse comum que governos e a sociedade civil têm produzido em decorrência da pandemia.
A equipe de Conservación Preventiva y Gestión de Riesgos en el Patrimonio de la FIC-UDELAR, do Uruguai, lançou um protocolo sobre a adequação dos serviços arquivísticos e o atendimento de usuários durante o processo de fim do isolamento social.
Para ler com calma em tempos de quarentena
"Internet e eleições: diagnósticos e recomendações", um informe do InternetLAB (via InternetLAB).
"Documentos que parecen oficiales, pero están manipulados" (via Newtral).
"De la máscara de gas a la lavadora:un fascinante archivo de inventos" (via El País).
"Hitler en los archivos de la CIA: sexo, drogas y Wagner" (via La Razón).
O artigo "Gestão de dados de pesquisa: contribuições arquivísticas" (via Archivoz).
E os documentos que mostram que Raul Seixas não entregou Paulo Coelho na ditadura (via Tenho Mais Discos que Amigos).
Para ver com calma durante o isolamento
Gabriel Queijo, presidente da Associação Uruguaya de Archivólogos, palestra sobre a Arquivologia no Uruguai e o reconhecimento da profissão no país (via ArchivAR).
E os vídeos do Seminário de Saberes Arquivísticos de 2019, realizado em Coimbra, Portugal.
É leitor do Giro, mas ainda não assinou? ASSINE