Ano III ● Edição 116 ● Fevereiro de 2021
Lançada em dezembro do ano passado, pelo Conselho Nacional de Arquivos, a consulta pública sobre uma nova versão do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil) parece ainda não ter empolgado a comunidade arquivística brasileira.
Na semana passada, o CONARQ resolveu ampliar o prazo da consulta, que agora vai até 2 de março. Uma live, programada pelo Conselho para o último dia 26, sobre as mudanças no e-ARQ, também foi adiada. Nos principais fóruns arquivísticos, o assunto até agora não ganhou protagonismo.
A primeira versão do e-ARQ Brasil foi publicada em 2006. O modelo especifica os requisitos que devem ser cumpridos por entidades produtoras ou recebedoras de documentos, sistemas de gestão arquivística e pelos próprios documentos em si. A ideia é de que, através do seguimento dos requisitos, os documentos possam ter sua confiabilidade, autenticidade e acessibilidade garantidas.
Para a constituição da nova versão do e-ARQ, o CONARQ organizou uma comissão técnica consultiva, que analisará as propostas enviadas. No início de janeiro, a comissão publicou uma nota técnica sobre o processo de consulta pública e sua importância.
As sugestões sobre o novo e-ARQ podem ser enviadas até o próximo dia 2 de março, através do e-mail consulta.conarq@an.gov.br. Para facilitar a consulta, o Conselho criou um formulário para sistematizar as contribuições.
Tem episódio novo do ECCOA, Arquivologia Fora da Caixa. O 12º episódio da série traz uma entrevista com Paola Thais de Oliveira Nascimento, sobre captação de recursos para arquivos via Lei de Incentivo à Cultura. O programa traz ainda a edição mais recente do Giro em áudio.
Brasil
O Governo Federal publicou no último dia 27 um decreto que institui a Política Nacional de Modernização do Estado. O programa, chamado Moderniza Brasil, quer direcionar esforços para aumentar a eficiência da administração pública. A ideia é a de sempre: desburocratizar.
E por falar em política... Tramita na Câmara um projeto de lei para instituir uma Política Nacional de Educação Digital.
O Arquivo Histórico Municipal de Resende, no Rio, está de sede nova. O acervo foi instalado em um prédio de 1876, que foi reformado em 2013.
Morreu Doralice dos Santos Romeiro, historiadora e chefe do Arquivo Museu Emílio Goeldi, importante instituição da cultura paraense. Romeiro foi uma das incentivadoras da criação do curso de Arquivologia no Pará.
Saiu o calendário de reuniões plenárias do CONARQ para 2021. Inicialmente, serão quatro encontros programados para os meses de fevereiro, abril, agosto e dezembro. Todos com transmissão online.
O Arquivo Nacional lançou um Guia de Fontes. O instrumento, segundo o AN, "funciona como um índice dos fundos que estão sob guarda da instituição.
Tem livro novo na praça. Marcelo Kosawa acaba de lançar Gamificação em Arquivos – Usos e possibilidades na difusão da informação (Editora Multifoco).
Programado para ocorrer em novembro, em Recife, o VII ENARQUIFES faz hoje, às 18h, uma coletiva de imprensa, via YouTube.
Mundo
A Universidad Autónoma de San Luis Potosí, no México, abre seu processo de admissão para a Maestría en Ciencias de la Información Documental no próximo dia 8 de fevereiro.
Na Argentina, a Universidad Nacional San Martín inicia, em março, a diplomatura em Gestión Documental y Administración de Archivos.
Faleceu Edgar Ramírez, militante dos trabalhadores mineiros da Bolívia e um dos principais impulsionadores do Archivo Minero do país.
O Twitter abrirá seu arquivo para investigações acadêmicas. Além de liberar os tuítes públicos, a plataforma oferecerá uma ferramenta para acessá-los de forma organizada.
Cada vez mais comuns no meio fonográfico, as vendas de arquivos de gravadoras estão à toda. Na semana passada, o selo Sun Records, responsável pelas primeiras gravações de Elvis Presley e Johnny Cash, vendeu todo seu acervo para a Primary Wave Music.
Para ler com calma
O número 218 de Alerta Archivística, com uma capa especial em homenagem à Vicenta Cortés Alonso.
Todo o acervo dos Cadernos BAD, entre 1963 e 2020.
O mais novo número da Revista Archivística de la Asociación de Archiveros de Andalucía, TRIA.
A Política de Preservação Digital da Biblioteca Nacional.
O número mais recente de Informação & Sociedade, que completou 30 anos ininterruptos de publicação.
E ainda: "Falta uma efetiva política nacional para os arquivos, em função da inexistência de uma efetiva Política Nacional para a Informação", uma entrevista com o português Carlos Guardado da Silva (via Archivoz).
Para ver com calma
Conhecendo os acervos da Câmara: laboratórios de conservação e restauração (via Câmara dos Deputados).
E a página que compila um grande arquivo fotográfico do escritor gaúcho Moacyr Scliar.