Edição 38 ● Julho de 2019
Estimados assinantes,
Na próxima semana, o Giro da Arquivo faz uma breve pausa. Seu editor estará em férias e, portanto, longe do que é notícia no Brasil e no mundo da Arquivologia.
Voltamos no próximo dia 6
Arquivo Público Mineiro parou nas páginas policiais
Uma operação coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais e de outros três estados, além das polícias Civil e Militar mineira, conseguiu recuperar uma série de documentos roubados do Arquivo Público. Os documentos estavam sendo vendidos na Internet. O MPMG investigava o caso desde 2016. De acordo com o órgão, centenas de documentos do período imperial, dentre eles decretos e editais, eram leiloados na rede a partir de diversos estados. Mandatos de apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Quatis (RJ), Pelotas (RS) e Campo Bom (RS). O principal suspeito do crime também teve mandato de prisão expedido.
Os documentos apreendidos pela Operação Páginas Históricas serão devolvidos ao APM. De acordo com a promotora que liderou a operação, "a história é que mais perde com os furtos desses documentos. A subtração de documentos é definida como furto (artigo 155 do Código Penal) e a aquisição de bens produto de furto é classificada como receptação (artigo 180 do Código Penal). Embora sejam crimes comuns, os envolvidos podem ter suas penas agravadas em razão do grande valor cultural que esses bens possuem. A vítima não é apenas o APM, que perdeu parte do seu acervo, mas toda a sociedade que se viu privada de registros históricos”.
Brasil
Começou hoje, em Niterói (RJ), o Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (ENARQ). No Facebook, a cobertura do evento.
Uma comissão vai tratar dos arquivos do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). O instituto até hoje não contava com política de gestão de documentos.
A revista Sillogés divulgou na semana passada seu mais recente número. A publicação apresenta um dossiê sobre História da Educação e Espaços da Pesquisa, com ênfase em arquivos, acervos e museus.
O Ministério da Educação publicou a Portaria nº 554, que institui a obrigatoriedade do diploma digital. As instituições deverão se adequar à novidade até 2020.
O Arquivo Público do Estado de São Paulo promove, em 1 de agosto, o seminário "Gestão e governança de arquivos em debate". A entrada é franca e as inscrições já estão abertas.
Mundo
O arquivo do arquiteto Antonio Gaudí será digitalizado. Atualmente, os documentos são custodiados pelo The Gaudí Research Institute.
A Argentina está criando uma base de dados antiterrorista. Pessoas ou grupos econômicos mencionados na lista poderão enfrentar sanções.
O Congresso de Arquivologia do Mercosul começou a divulgar os conferencistas que irão palestrar no evento, em outubro. Aida Mendoza Navarro (Peru), Gustavo Villanueva Bazán (México), Gabriel Delpiazzo (Uruguai), Peter Blum (Alemanha), Luis Fernando Jaén García (Costa Rica), Vicent Giménez Chornet (Espanha), María Claudia García (Uruguai) e Anna Szlejcher (Argentina) compõem a lista de conferencistas magistrais por eixo. O brasileiro Daniel Flores ficará a cargo da conferência de abertura, enquanto o espanhol Ramón Alberch i Fugueras será o conferencista de encerramento.
Para ler com calma
O dominicano David de la Hoz publica no Diário Digital um importante texto sobre o tema dos arquivos e direitos autorais.
Mudou o governo, eliminaram a página no Facebook. Quando as redes sociais foram parte da transição de poder, por Mario Escribano.
Para ver com calma
O Rio de Janeiro continua lindo. E o Arquivo Nacional, também...