Ano II ● Edição 109 ● Deembro de 2020
Só 5% dos candidatos a prefeito previram o acesso à informação em seus programas de governo
A ONG Transparência Brasil divulgou um relatório que traz dados emblemáticos sobre a relação entre as candidaturas à prefeituras brasileiras na eleição passada e o comprometimento dos candidatos com temas como acesso à informação e governo aberto.
O relatório é fruto de uma investigação que analisou cerca de 15,7 mil programas de governo da maioria dos candidatos postulantes ao cargo de prefeito nas eleições de outubro. De acordo com a pesquisa, apenas 1% das candidaturas mencionaram a expressão "governo aberto" e só 5% citam o "acesso à informação". Corrupção e controle social aparecem com 9% e 13% de menções, respectivamente. O termo corrupção, chavão do noticiário e da blague política em geral, aparece em 67% dos programas.
A baixa menção ao acesso à informação preocupa. É nos municípios que encontram-se os principais gargalos que impedem os cidadãos de saberem mais detalhes sobre o funcionamento dos organismos que cuidam do dia a dia das cidades. De acordo com a Transparência Brasil, apesar da irrisória quantidade de menções, o acesso à informação é mencionado predominantemente por partidos alinhados à esquerda e centro-esquerda (PCB, PT, REDE, PSOL, PDT e UP). Geograficamente, Porto Velho (RO) foi a cidade em que mais vezes o termo foi mencionado.
O relatório é um bom indicativo sobre um urgente desafio a ser enfrentado pela comunidade: o de convencer prefeitos, vereadores e cidadãos sobre a importância dos arquivos, dos dados abertos e do acesso à informação.
No ECCOA, desta semana, além do Giro em áudio, Julia Horta conversa com a arquivista Ívina Flores, sobre os princípios arquivísticos.
Brasil
Uma nova vulnerabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde deixou expostos na Internet, por mais de seis meses, os dados de 200 milhões de brasileiros.
Aliás, de acordo com um estudo publicado pelo Estadão a maior parte das contratações do Governo não seguem princípios de prevenção e segurança de dados.
O Itamaraty colocou em sigilo 68 dos 71 telegramas sobre a disputa pelo controle da Igreja Universal entre pastores brasileiros e angolanos.
O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro já recebeu 225 depoimentos para o projeto Testemunhos do Isolamento. A maior parte dos formulários foi preenchida por moradores da capital carioca.
Na agenda da semana, segue até o próximo domingo o Simpósio Internacional de Arquivos (com inscrições esgotadas). No dia 10, a Abecin promove o 13º Fórum Arquivos e Arquivos – Metodologias arquivísticas para apoio à gestão de dados de pesquisa. E também no dia 10 (e 11), o CONARQ promove o Encontro dos Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal. E hoje, às 15h, o Arquivo Nacional promove uma edição especial do Encontro com o Acervo. O tema é O processamento técnico do Arquivo Nacional e o trabalho remoto frente à COVID-19.
Mundo
José Ramón Cruz Mundet, um dos mais importantes arquivistas espanhóis, está com livro novo na praça. Una historia infame: los protocolos de los Sabios de Sión, é o título. Ainda inédito no Brasil.
Não para de crescer o sítio desenvolvido pelo Archivo General de la Nación, do México, sobre a gestão documental e a memória arquivística em tempos de coronavírus. Vale a visita.
O Conselho Internacional de Arquivos (ICA) começou a reforçar a divulgação de seu próximo Congresso . O evento ocorrerá em Abu Dhabi, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2021, sob o tema "Empoderar as sociedades do conhecimento".
Nesta quinta, às 11h, a associação Archivistas en la Función Pública en Argentina (AFPA) promove a mesa Archivos y Derechos Humanos.
Para ler com calma
Cruzamentos e desafios dos arquivos ante a COVID-19 (em espanhol, via Panamá América).
Jornais sem arquivos, país sem memória (em espanhol, via Cinco8). Heranças espanholas na proteção do patrimônio em Cuba (em espanhol, via Archivoz).
Repositórios de pedidos: veja o que o governo já respondeu via LAI (via Fiquem Sabendo).
Como o Governo Federal piorou o sistema de acesso à informação (via JOTA).
Para ver com calma
O que é difusão científica em arquivos? (via Arquivologia UFRGS).
Um bate papo entre os professores Daniel Flores, João Lima e Brenda Rocco sobre o PDA/A e a Arquivologia (via Profa. Brenda Rocco).