Edição 69 ● Março de 2020
SIGA 2035 é lançado pelo Arquivo Nacional
Anunciado com ênfase, na semana passada o Arquivo Nacional promoveu, em Brasília e no Rio, o lançamento do projeto SIGA 2015. De acordo com o próprio AN, o projeto visa "prospectar cenários do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGA)" e construir "estratégias de longo prazo para a área de gestão de documentos e arquivos da Administração Pública Federal".
O evento contou com a presença de pelo menos um membro do alto escalão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O diretor de desenvolvimento institucional do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), parceiro do projeto, também foi um dos convidados. Thiago Rondon, "fundador e CEO" do aplicativo AppCívico e colunista da revista Época, e Elaine Marçal, doutora em Ciência da Informação, foram os palestrantes do evento.
De acordo com informações do próprio Arquivo Nacional, a instituição tem se empenhado "na busca de soluções e estratégias para atender às exigências na implementação de políticas públicas relativas à gestão arquivística" e o "envolvimento de diversos atores nesse processo de construção" é uma das características mais importantes deste processo. A ideia do SIGA 2035 é projetar os desafios dos arquivos na administração pública federal pelos próximos 15 anos. Aparentemente, discussões similares, trazidas à tona na 1ª Conferência Nacional de Arquivos (2011) e no Plano Setorial de Arquivos (2016) não foram levadas em consideração.
Os vídeos do SIGA 2035 podem ser conferidos neste link.
Ainda não há manifestações da comunidade arquivística a respeito do projeto e de suas implicações.
Brasil
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) está comemorando 114 anos e preparou uma programação especial de aniversário. Desde ontem até a próxima quinta-feira, 12, o APERS apresentará uma extensa agenda de atividades imperdíveis.
A propósito, o APERS lançou na semana passada o regulamento da XV Mostra de Pesquisa, que ocorrerá em meados de setembro.
Por falar em Rio Grande do Sul, o Instituto Histórico e Geográfico do Estado está com inscrições abertas para interessados em apresentar trabalhos no 2º Colóquio de Pesquisa do IHGRS, que acontece entre os dias 7 e 8 de maio. O tema desta edição versa sobre "Intelectuais, Instituições e Memórias".
No próximo sábado, 14, o Arquivo Público do Estado de São Paulo promove o evento Arquivo Aberto, que comemora os 128 anos da instituição. Confira a programação.
A Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo está convocando seus sócios para a Assembleia Ordinária Geral que ocorrerá no próximo dia 18 de março. Na pauta, o processo eleitoral da AARQES. Há possibilidade de que a instituição seja extinta caso não apareçam interessados em assumir a gestão da entidade.
O Arquivo Histórico de Joinville, em Santa Catarina, promove, no próximo dia 19, a palestra "A centralidade e o protagonismo dos Arquivos Municipais nas políticas concernentes aos Documentos Digitais", a cargo do professor Daniel Flores (UFF).
Em Rio Grande, RS, o Curso de Arquivologia da FURG promove a palestra "Fotodocumentação: práticas e tendências para os arquivos", com o professor André Porto Ancona Lopez. A atividade ocorre no CIDEC SUL, no dia 17 de março, às 19h30. O evento é gratuito mediante inscrição.
A Prefeitura de Ilha Bela, em São Paulo, está com concurso aberto para Analista Documental. A formação básica exigida é Arquivologia e o salário inicial é de cerca de R$ 5 mil (mais benefícios).
O Arquivo Nacional é um dos aparelhos culturais mais procurados pelos cariocas no Google. A pesquisa contabilizou as buscas dos últimos cinco anos.
Mundo
Na Argentina, a Escuela de Archivología da Universidad Nacional de Córdoba promove, no próximo dia 31, a I Jornada de Archivos Digitales. A entrada é franca.
A Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística Universitária (RIBEAU) foi transformada em Grupo de Especialistas vinculado à Associação Latino-Americana de Arquivos. A definição ocorreu no início da semana passada.
A Corte Suprema de Justicia da Guatemala outorgou apoio à Procuradoria de los Derechos Humanos para garantir a proteção do Archivo Historico de la Policia Nacional, que guarda farta documentação sobre o genocídio vivido no país nas décadas de 1980 e 1990.
A Associação Latino-Americana de Arquivos promoverá, no próximo dia 25, o curso on-line Repositorios Archivísticos Digitales Confiables: Cadena de Custodia Digital Archivística, ministrado pelo professor Daniel Flores (UFF). As inscrições custam 20 dólares.
Na Argentina, foi criada na semana passada a associação Archivistas en la Función Pública Argentina (AFPA). Conheça o manifesto da nova entidade.
A perda nos arquivos fonográficos da Universal, atingidos por um vasto incêndio no ano passado, deve ter sido bem menor que o imaginado. A estimativa é de que a maior parte do material perdido era composto por cópias.
A Associación Minga, uma ONG dedicada à defesa dos Direitos Humanos na Colômbia, resolveu retirar seu arquivo do Centro Nacional de Memória Histórica. A associação considera que a postura do novo diretor do Centro, Darío Acevedo, coloca em risco a custódia e difusão do acervo.
A uruguaia Alicia Casas de Barrán completou 25 anos à frente do Archivo General de la Nación de seu país. Com a mudança na presidência do Uruguai, Barrán deverá ser substituída. Desde 2005 ela dirigia a instituição.
Para ler com calma
As filmotecas já não preservarão apenas os filmes; elas serão museus de imagens em movimento. Uma entrevista com Josetxo Cerdán (em espanhol, via Audiovisual451).
Na semana que é aberta pelo Dia Internacional da Mulher, 10 arquivistas que marcaram a história dos arquivos na Espanha (em espanhol, via ComunidadBaratz)
Quanto deve ser o salário de um arquivista? (em espanhol, via Linkedin).
Um passeio pelo arquivo de National Geographic (em espanhol, via José Maria Jardim).
E o site que reúne milhares de fitas VHS (via NexoJornal).
Para ver com calma
Os incríveis arquivos da Disney.
Os vídeos da Escuela Nacional de Archivos: Curso Básico de Archivística, que ocorreu em janeiro, no Chile.
O documentário Novaro, el Coloso Mexicano, sobre uma das principais editoras de quadrinhos do México (e seus arquivos).
E a sessão de abertura do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), que ocorreu em 2019.