Edição 77 ● Maio de 2020
Seleção para membros do CONARQ impõe desafio à arquivística brasileira
No último dia 28, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) publicou edital de seleção pública para escolha de seus novos membros. De acordo com o documento, até meados de junho o CONARQ deverá escolher sete integrantes titulares e seus respectivos suplentes nas seguintes áreas: um representante de arquivos públicos estaduais, um de arquivos públicos municipais, um de associações de arquivistas e quatro de "instituições de ensino e pesquisa, organizações ou instituições com atuação na área de tecnologia da informação e comunicação, arquivologia, história ou ciência da informação".
A seleção é a primeira desde que o Decreto nº 10.148/2019 entrou em vigor. Antes da vigência deste dispositivo, os arquivos públicos estaduais e municipais mantinham quatro cadeiras no CONARQ e as instituições mantenedoras de cursos de Arquivologia também tinham um assento garantido. As novas regras reduziram a participação dos arquivos públicos e ampliaram o rol de instituições que podem se postular à representação. Se antes havia garantia de que os cursos de Arquivologia estariam representados, agora tudo dependerá da comissão avaliadora dos candidatos.
Nos bastidores, o temor é de que outras áreas diminuam o espaço dos profissionais ligados à arquivística. Antes reservados apenas às instituições de ensino, as vagas de titulares do CONARQ agora poderão ser pleiteadas inclusive por representações empresariais de empresas de tecnologia da informação ou institutos que fazem lobby pela terceirização e externalização de arquivos, um cenário preocupante, haja vista os recentes retrocessos na legislação arquivística brasileira.
Apesar dos temores, há uma boa notícia. Ao menos para a seleção vigente, a Comissão de Seleção escolhida será composta qualificados profissionais ligados à arquivística – direta ou indiretamente. A expectativa é de que os jurados possam manter, ao menos em parte, a representatividade da área em seu principal e maior instrumento de decisão pública
Na próxima quinta, 7 de maio, o Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (FNArq) promoverá o debate virtual O edital de seleção pública do CONARQ: perspectivas de reconfiguração do Conselho, com a participação da presidente do CONARQ, Neide de Sordi, e da professora Georgete Medleg Rodrigues (UnB). O debate é uma importante oportunidade para que a área possa ter maiores esclarecimentos sobre o processo em curso e, neste sentido, definir sua estratégia de mobilização.
Nesta semana tem Giro Especial
A pandemia do novo coronavírus está mudando a forma como vemos o mundo e os arquivos não passam incólumes a isso. Nesta semana, excepcionalmente, publicaremos um Giro Especial sobre os arquivos em tempos de pandemia. Na edição especial, analisaremos as iniciativas tomadas por instituições arquivísticas do Brasil e do mundo para amenizar os efeitos da pandemia, os planos para a reabertura dos arquivos na Europa e o papel dos arquivistas no "novo normal".
O Giro Especial, exclusivo para assinantes, sai na próxima quinta, no início da tarde. Não perca!
Brasil
O Arquivo Nacional aprovou seu Planejamento Estratégico Setorial. O plano terá vigência de três anos (até 2023) e é composto por um mapa estratégico e por uma carteira de projetos a serem executados no próximo triênio. Ambicioso, o PES prevê a realização de alguns projetos antigos, como o censo dos arquivos públicos.
A propósito, pelo menos por enquanto o novo ministro da Justiça, André Mendonça, não falou em mudanças na direção do AN.
A revista Acervo lançou o número 2 de seu 33º volume. A nova edição apresenta um importante dossiê intitulado "As várias faces do feminismo".
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) está com chamada de submissão de trabalhos para sua XV Mostra de Pesquisa. As propostas podem ser enviadas até o próximo dia 18.
O Governo adiou a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados. A legislação passará a vigorar, conforme o novo prazo, em 3 de maio de 2021.
Um erro de sistema prejudicou diversos beneficiários do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal. De acordo com relatos de beneficiários, o sistema "apagou" um zero dos números de CPF digitados, o que dificultou a análise das solicitações.
E tem livro novo na praça. Etnografia de documentos (e-Papers) não é feito por arquivistas, mas traz um importante olhar da Antropologia sobre o objeto de estudos da arquivística.
Mundo
A Sociedad Colombiana de Archiveros (SCA) promove, no próximo dia 07, o webinar La implementación Estratégica de la Política de Gestión Documental Desde la Mirada del Modelo Integrado de Planeación y Gestión MIPG, ministrado por Angela Marcela Camacho. Inscrições gratuitas.
Também no dia 7, entidades da Espanha e do Peru promovem a I Jornada Internacional Online Preservando Nuestra Memoria y Patrimonio Digital.
No México, hoje a tarde, o Centro Nacional de Artes convida para o Laboratorio Abierto sobre Archivo.
O Congresso Internacional de Arquivos, que ocorreria em Abu Dhabi, em outubro, foi adiado para 2021. O motivo, claro, é a pandemia do novo coronavírus.
A Sociedade dos Arquivistas Americanos lançou uma novíssima versão do Dictionary of Archives Terminology. A nova edição permite consultar termos diretamente do sítio do dicionário.
O Archivo General de la Nación do Uruguai está promovendo o 5º Congreso de Historia Intelectual de America Latina. O evento ocorrerá em Montevidéu, em dezembro. O envio de trabalhos segue aberto até o próximo dia 11.
Um fotógrafo finlandês está digitalizando e disponibilizando seu incrível acervo de mais de 200 mil fotos que incluem a cobertura de quatro Copas de Mundo.
O governo dos Estados Unidos desclassificou novos arquivos sobre investigações envolvendo OVNIs (objetos voadores não-identificados).
Para ler com calma em tempos de quarentena
"Um país sem dados é um país pobre (para sempre)", por Yasodara Córdova (via TAB/UOL).
"Desde mi ventana". Um arquivo e um arquivista em tempos de incerteza e dor. (via La Voz de Almería).
"Uma década perdida com a lei do registro civil dificulta a contagem de mortos por Covid" na Espanha (via El Confidencial).
Para ver com calma durante o isolamento
Para ouvir, neste caso: o podcast La voz de la memoria, que na semana passada entrevistou Francisco Flores, do Archivo General de la Nación da Colômbia.
É leitor do Giro, mas ainda não assinou? ASSINE