Ano III ● Edição 133 ● Junho de 2021
Pesquisa aponta que mais de metade dos arquivistas com carteira assinada no Brasil não tem Ensino Superior
Em 2016, o Brasil contava com 8.353 profissionais empregados como arquivistas no regime celetista – e 16.815 como arquivistas de documentos. Deste total, mais de 50% dos arquivistas e mais de 60% dos arquivistas de documentos contavam apenas com Ensino Médio completo, ao passo que 30,4% e 12,3%, respectivamente, estavam registrados com grau de instrução referente ao Ensino Superior completo.
Os dados, inéditos até então, são da Pesquisa Nacional sobre a Ocupação em Arquivologia, realizada por pesquisadores ligados ao Departamento de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e lançada na última quinta, 10. A investigação identificou 25.168 profissionais contratados como arquivistas e arquivistas de documentos em 2016 e, através de dados públicos disponibilizados pelo extinto Ministério do Trabalho e Emprego, pôde traçar um perfil destes trabalhadores.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos profissionais contratados em 2016 atuava na região Sudeste do Brasil e era do sexo feminino. A raça/cor branca representava a maior parcela desta população. 35% dos arquivistas e 46% dos arquivistas de documentos, de acordo com os dados, recebiam à época 2 salários-mínimos.
A pesquisa também mapeou 973 profissionais vinculados à Arquivologia no Poder Executivo Federal. Dos servidores identificados, todos civis, quase 70% atuam em órgãos vinculados ao Ministério da Educação, em regime jurídico único e, no caso daqueles nominalmente tratados como arquivistas, com média salariam superior a 10 salários-mínimos (valores atualizados).
O relatório completo da Pesquisa Nacional sobre a Ocupação em Arquivologia está disponível para consulta, bem como a apresentação dos resultados.
No ECCOA, Arquivologia Fora da Caixa, desta semana, mais um episódio da série Habitus Arquivísticos, desta vez sobre eventos internacionais que impactaram a Arquivologia.
Brasil
Parece mentira... A Fundação Palmares publicou um relatório sobre seu acervo bibliográfico. O "estudo" (aspas mais do que necessárias) propõe a eliminação de mais de metade do acervo. De acordo com o relatório, 97% dos itens da biblioteca estão desatualizados. Motivo: não estão em conformidade com o Acordo Ortográfico de 2015. Se a moda pega nos arquivos...
A Associação dos Arquivistas da Bahia está sob nova direção. Leide Mota é a nova presidente. Confira a nominata completa de dirigentes.
O EBAM, Encontro Latino-americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos, que deveria ter ocorrido no ano passado e ficou para este ano, vai acontecer de forma remota. O evento será transmitido pelo YouTube, nos dias 20 a 24 de setembro.
Aliás, por falar em evento... Que fim levou o Congresso Nacional de Arquivologia?
O Arquivo Público do Estado de São Paulo abriu consulta pública para comentários e sugestões de aprimoramento da "Proposta de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos do Poder Executivo Municipal". A consulta fica aberta até o dia 11 de julho.
Devagar, mas insistentemente, os municípios brasileiros avançam em matéria arquivística: a prefeitura de Esteio, no Rio Grande do Sul, abriu espaço para o Arquivo Público Municipal em seu portal.
E a 5ª Semana Nacional de Arquivos foi um sucesso. Pelo Facebook e principalmente pelo YouTube, o que não falta é conteúdo para quem perdeu.
Mundo
Um novo vazamento de dados pode ter se tornado o maior de todos os tempos. Ao todo, foram mais de 8,4 bilhões de senhas vazadas.
Tem novo livro na praça para os amantes da descrição arquivística: La descripción documental en España y sus instrumentos, de Mariano García Ruipérez, está disponível para download gratuito no portal UNebook.
O Conselho Internacional de Arquivos (ICA) comemorou muito o sucesso da terceira Semana Internacional de Arquivos. Os vídeos do webinário organizado pela entidade estão disponíveis no YouTube.
Nesta semana, o GEHAAL, promove mais uma sessão de seu Seminário de História da Arquivística Latino-Americana, desta vez com profissionais de Cuba e do Paraguai. Amanhã, 19h.
Para ler com calma
Archiveros sin Fronteras: guardianes de la memoria (em espanhol, via El Diario Solidario).
90 anos de João Gilberto: a incansável busca por gravações inéditas do "pai" da Bossa Nova (via BBC News).
Mais de 60 mil processos anuais registram rotinas e ajudam a contar a história da USP (via Jornal da USP).
O encalhe de Pantanal e Dona Beija: acervo com mais de 25 mil fitas da Rede Manchete vai a leilão, mas não atrai nenhum comprador (via Piauí).
Para ver com calma
Vamos conhecer o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (via RDC TV).
Transparência, colaboração e inclusão. Luciana Duranti, Ramón Fugueras e Emma de Ramón em uma das lives da Associação Latino-Americana de Arquivos que ocorreram na semana passada.