Edição 94 ● Agosto de 2020
Grupo se oferece para administrar Cinemateca
Retomada pela União depois de meses de idas e vindas, a Cinemateca Brasileira segue com o destino incerto. Na semana passada, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) se ofereceu para gerir a instituição enquanto o Governo define quem será o novo gestor da casa.
A SAC foi criada em 1962 e é atualmente dirigida pelo produtor cultural Roberto Moreira dos Santos Cruz. De acordo com o jornalista Guilherme Amado, a entidade enviou uma carta ao Ministério do Turismo, denunciando as vulnerabilidades e o abandono da Cinemateca. O ministério teria aceito se reunir com a instituição, em data a ser definida.
Cotada para assumir a direção da Cinemateca – em cargo que precisaria ser criado –, a atriz Regina Duarte (que chegou a ser secretária especial da Cultura) não tem sido mais considerada nos debates sobre o futuro da instituição. Notícias recentes dão conta de que Duarte quer voltar a fazer novelas e que procura emprego.
A Cinemateca Brasileira detém um dos maiores acervos audiovisuais do mundo. Administrada pela Fundação Roquette Pinto até meses atrás, a instituição vem sofrendo um gradual processo de degradação desde o início do atual governo.
Brasil
Semana movimentada para o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. O APERS divulgou acordo para elaboração de um Manual de Redação Oficial do Estado, a programação de sua Mostra de Pesquisa e as diretrizes do projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul.
Ainda no Sul, mas em Santa Maria, a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal (Amarquist) empossou sua nova direção, presidida por Rafael Chaves Ferreira.
A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro abriu mais um edital de submissão de textos inéditos.
O Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro completou 11 anos na semana passada.
A Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) lançou edital que abre mais um processo eleitoral para escolha de sua nova diretora. Candidaturas interessadas podem se inscrever até o dia 4 de setembro.
O FEPARQ promove no próximo dia 3, às 17h, um debate com os novos conselheiros do Conselho Nacional de Arquivos. A conversa será transmitida pelo Facebook do Fórum.
O CEDOC-ARREMOS e o Arquivo Central da Unirio promovem, amanhã, o debate "A preservação do potencial informativo do documento como base para o direito à memória e à informação". O evento será on-line e começa às 18h30.
Na quinta, 27, o Arquivo Nacional promove a oficina da XXII Convocatória de apoios a projetos arquivísticos do Programa Iberarquivos.
Amanhã, a revista Biblioo entrevista, ao vivo, a diretora do Arquivo Nacional, Neide de Sordi. Na live, Sordi vai tratar sobre a Política de Gestão de Documentos e Arquivos na Administração Pública Federal.
E hoje, a partir das 17h, o projeto Arquivo em Prosa, do Arquivo Nacional, promove a live Pesquisa e Educação: o Arquivo Nacional para estudantes e professores.
Mundo
A Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA) promove de hoje até a próxima quinta o curso El Modelo de Gestión de Documentos (MGD) de la Red de Transparencia y Acceso a la Información Pública (RTA). Una herramienta de gobernanza, gestión e implementación.
Estão abertas as inscrições para os eventos da 5ª Semana Nacional de Protección de Datos Personales, do Uruguai.
Por falar em Uruguai, o Archivo General de la Udelar promove, no próximo dia 1º, o debate "Archivos y datos científicos: porqué es necesario conservarlos para el presente y el futuro".
A revista portuguesa Páginas a&b está com novo número na praça. Confira!
O governo da Colômbia lançou seu Marco Ético para la Inteligencia Artificial, um dos primeiros do gênero na América Latina.
Na Espanha, um dado interessante: os homens fazem três vezes mais solicitações ao Portal da Transparência que as mulheres.
Para ler com calma
Archivística sin fronteras: reflexiones sobre políticas de gestión, formación e investigación en archivos, livro de Maria Elena Porras e Daniela Zúñiga (em espanhol, via AsF Ecuador).
Para evitar o esquecimento, por Christina Queiroz (via Pesquisa FAPESP).
Brasil está em direção ao tecno-autoritarismo, diz revista (via Época Negócios).
Para ver com calma
O que é o GDE, sistema de gestão eletrônica de documentos utilizado na Argentina (em espanhol, via Crisis).
A ótima exposição O Arquivo e Eu, promovida pela Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul.
O Café da Tarde com o APERS, com o debate "Como os documentos se tornam patrimônio?" (via APERS).
O bonito vídeo alusivo ao Dia Estadual do Patrimônio, promovido pelo Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.
O debate A proposta de política de gestão de documentos e arquivos da Administração Pública Federal, organizado pelo FNARQ.
E será que Acervo da MTV, recuperado semanas atrás, vale a pena?