Ano III ● Edição 135 ● Junho de 2021
Com mais de 513 mil mortes e média móvel superior a 70 mil novos infectados por dia, o Brasil ainda está longe de superar a pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, parece haver pressa para que a vida volte ao normal – mesmo que à custa de novas infecções e mortes.
Na semana que passou, a direção do Arquivo Nacional, principal instituição arquivística brasileira, determinou que todos os servidores da instituição devem voltar ao trabalho presencial – parcialmente suspenso desde março de 2020. Em etapas, trabalhadores efetivos e estagiários devem retornar aos seus postos até 19 de julho. O retorno, segundo o colunista Lauro Jardim, será feito em sistema de rodízio: cada servidor deverá comparecer ao AN três vezes por semana, durante 6 horas diárias.
O atendimento ao público seguirá suspenso. O Arquivo Nacional ainda não desenvolveu um protocolo de atendimento e trabalho presencial que considere o contexto da pandemia e, por isso, seus funcionários temem ser infectados. Em março deste ano, a Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (ASSAN) coletou 287 assinaturas em uma petição que solicita a manutenção do trabalho remoto durante a pandemia. Agora, é possível que uma nova ação dos servidores busque impedir o retorno à presencialidade, ao menos até que todos os servidores estejam vacinados.
O ECCOA – Arquivologia Fora da Caixa desta semana reúne Cátia Celistre, Amanda Xavier e a arquivista Ívina Flores, que falam sobre a minissérie Umbelievable e sua relação com a Arquivologia. Ouça!
Erramos!
Na semana passada noticiamos que a UFPB havia lançado a primeira edição do Prêmio Jovem Arquivista. Erramos. Quem criou o Prêmio foi a UEPB, a Universidade Estadual da Paraíba. E esta não é a primeira edição da premiação. Já houve outra, em 2019. Pedimos desculpas pelo equívoco.
Brasil
A Câmara dos Deputados discutiu ontem, 28, o armazenamento de dados de consumidores. A audiência foi requerida pelo autor do PL 796/2019, que proíbe vendedores de armazenar dados de cartão de crédito ou débito sem a autorização do consumidor.
Redes do Governo estão sendo usadas para editar a Wikipedia. E durante o horário de trabalho. É o que mostra uma reportagem publicada nesta semana, pelo portal Metrópoles.
Com o intuito de "construir um arquivo sobre autoras mulheres" do norte e do nordeste do Brasil, foi lançada na semana passada a plataforma Brava. Vale a pena conhecer.
O Conselho da Justiça Federal publicou no último dia 17 a esperada Resolução nº 714, que dispõe sobre o Programa de Gestão Documental e Memória da Justiça Federal de 1º e 2º graus.
A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH) recebe artigos para publicação até o dia 31 de agosto.
A FGV abriu inscrições para o curso de inverno Documentos digitais: desafios e estratégias, que vai acontecer entre os dias 12 e 23 de julho.
E programe-se: vem aí o I Ciclo de Debates Arquivos & História, com ótima programação.
Mundo
Documentos classificados do Ministério da Defesa do Reino Unido sobre a Rússia foram encontrados em uma parada de ônibus em Kent, na Inglaterra. Ao todo, são 50 páginas de um material considerado sensível pelas autoridades britânicas.
A imprensa israelense adjetivou de "sem precedentes" e "antidemocrática" a destruição de documentos que se encontravam nos cofres do gabinete do agora ex-primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O ex-arquivista chefe de Israel, Yaacov Lozowick disse que "nunca se confrontou com uma situação em que um primeiro-ministro de saída tenha mandad destruir documentos".
Agenda internacional: vem aí o IV Congreso Internacional de Archivos Digitales: cambio climático y preservación digital sonora y audiovisual, que acontecerá nos dias 10 a 13 de novembro.
A propósito, por falar em congresso, o Congresso Internacional de Arquivos de 2025 acontecerá em Barcelona.
Para ler com calma
O Guia de Gestão de Dados de Pesquisa para bibliotecários e pesquisadores, recém lançado pelo IEN (via CNEN).
Um número especial da revista francesa Signata, dedicado à semiótica nos arquivos (em francês, via Signata).
Para ver com calma
O vídeos do IV Encuentro Nacional de Archiveros del Ecuador (via AEA).
E a live "O legado de Luís Henrique Dias Tavares para a Arquivologia da Bahia" (via Geinfo UFBA).