Edição 17 ● Março de 2019
Câmara anula mudanças na LAI
O decreto presidencial que ampliava o número de pessoas responsáveis por estabelecer o sigilo das informações públicas foi anulado pela Câmara dos Deputados na última terça, 19. Pela acachapante votação de 367 a 57, os deputados definiram que a LAI seguirá com o texto original, que havia sido alterado pelo presidente em exercício, Hamilton Mourão. Analistas consideraram que a derrota do governo foi um sinal do Congresso sobre a forma de tratamento dispensada pelo Executivo aos deputados. Para ter efeito, o Senado ainda precisa confirmar a decisão da Câmara. Questionado sobre a posição do parlamento, Mourão ironizou: “Perdi. Perder, playboy!”.
Vazam dados sensíveis de 40 mil clientes da Taurus
A empresa Taurus Armas, do Rio Grande do Sul, sofreu uma invasão cibernética no início de fevereiro. Hackers vazaram documentos de mais de 40 mil clientes. As informações vazadas incluem dados como nome, telefone, endereço, CPF e e-mail. A Taurus acionou a polícia para identificar os invasores.
2019 começa com lançamentos arquivísticos
O Arquivo Público de Uberaba está lançando o e-book Campeonato Dente de Leite, que reúne informações sobre os torneios e as equipes que mais se destacaram nas competições da Liga Uberabense de Futebol entre as décadas de 1970 e 1980. Já o Instituto de Arte e Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF) lança Produção, tratamento, disseminação e uso de recursos informacionais heterogêneos, ampla coletânea de artigos sobre arquivos, Arquivologia e Ciência da Informação. E também estão à disposição os artigos apresentados no 1º Encontro Diversidade em Arquivos, ocorrido em João Pessoa (PB), em 2018.
XIII CAM: começa o prazo para submissão de trabalhos
Começou o prazo para submissão de trabalhos ao XIII Congresso de Arquivologia do Mercosul, que ocorrerá em outubro, em Montevidéu. Propostas de apresentações serão aceitas até o dia 15 de abril. Já os trabalhos completos e os cartazes poderão ser enviados até o dia 5 de agosto. Os custos do CAM para estrangeiros variam de 40 dólares para estudantes a 70 dólares para profissionais graduados.
Acesso Livre tem nova chamada
A revista Acesso Livre abriu chamada para seu próximo número. Até o dia 21 de abril de 2019, a revista aceitará artigos de tema livre e também relacionados ao tema do próximo dossiê temático, sobre arte e instituições de memória.
Erramos
A edição #15 deste Giro noticiou que o estado de Pernambuco havia sancionado uma nova legislação arquivística. Nossos atentos leitores, no entanto, nos avisaram de que, na verdade, foi da Paraíba a mais nova iniciativa legal em matéria arquivística.
A vida longa do velho fax
Reportagem da BBC revela que aproximadamente 45 milhões de aparelhos de fax ainda são utilizados mundo afora. Uma pesquisa sobre o uso da tecnologia (tida como ultrapassada por muitos) mostrou que o principal motivo da permanência do fax no meio comunicacional se deve à relutância de empresas e funcionários em aderir ao mundo digital. O medo de que informações confidenciais vazem também é um dos fatores que contribuem para a sobrevida do aparelho inventado na Escócia, em 1842.
Greenpeace abre seus arquivos históricos
O Greenpeace, ONG mundialmente conhecida pela defesa da natureza, tornou público seu arquivo histórico, um projeto coletivo e colaborativo que reúne registros sobre os 35 anos de existência da instituição.
Governo da Colômbia intervém no sistema de acervos do país
Iván Duque, presidente da Colômbia, demitiu os diretores da Biblioteca Nacional, do Museo Nacional e do Archivo General de la Nación. Os três demitidos atacaram o governo. Eles afirmam que a decisão não foi técnica, mas sim política. Desde que Duque assumiu à presidência, a política de pacificação do país tem regredido. Agora, analistas suspeitam que haja intenção de intervir também na política de memória sobre a guerrilha, fazendo valer a versão oficialista de que não houve guerra no país.
Memória, justiça, verdade e futebol
Na Argentina, o Banfield, clube de Buenos Aires, deu início a uma campanha para coletar as carteiras de sócios que tenham desaparecido na última ditadura. A ideia é de que os desaparecidos continuem sendo considerados sócios do Banfield, uma forma de homenagear sua memória. A iniciativa conta com o apoio dos grupos de defesa de Direitos Humanos da Argentina.
Nos EUA, bispos abrem arquivos sobre abusos
Os bispos do Colorado (Estados Unidos) decidiram por à disposição do público os arquivos diocesanos relacionados aos casos de abusos sexuais cometidos por padres na região. Os documentos devem ser publicados na segunda metade de 2019.
Nova publicação chilena trata da gestão de emergência em acervos
O Arquivo Nacional do Chile, em associação com a Iberarquivos, acaba de publicar o livro Recopilación de la situación actual de Iberarchivos para la preparación en gestión de emergencias, um novíssimo estudo para trabalhadores em arquivos e especialistas em gestão de riscos e conservação preventiva.
Na Espanha, mais de 5 mil documentos musicais digitalizados
O Archivo General de la Región de Murcia, na Espanha, começou a digitalizar seus fundos musicais, compostos por cerca de 5 mil documentos produzidos por orquestras e músicos. Antes da digitalização, os documentos serão classificados, ordenados e descritos. Mais de 2 mil partituras musicais compõem o acervo.
Arquivos, único método eficaz para garantir a eficiência pública
“Para que a prestação de contas seja possível, devem haver registros confiáveis. [...] A prestação de contas tem que ser constante e precisa, motivo pelo qual os arquivos são o receptáculo da quintessência dos acordos e dos dissensos”. É o que diz Francisco Javier Acuña Llamas, presidente do Instituto Nacional de Trasparencia, Acceso a la Información y Protección de Datos Personales do México, para La Jornada.
Para ler com calma
A tese de Anahí Perpinyà i Morera, recém defendida na Universidad Autónoma de Barcelona: La gestión del riesgo aplicada a la gestión de documentos y su impacto en la rendición de cuentas públicas. Tema da máxima importância em tempos conturbados.