Primeiro: o Giro da Arquivo é um projeto de extensão universitária feito por docente e discentes que também são pesquisadores. Nosso foco principal é divulgar a Arquivologia, tanto do ponto de vista técnico, quanto científico e cultural. Por isso, estamos constantemente atentos e vigilantes com o que acontece em nossa área e em seu entorno. Nosso compromisso é, essencialmente, com o pensamento crítico. Não atacamos ninguém; não difamamos; não ofendemos. Mas publicamos o que é fato, ainda que isso não satisfaça a todos. E defendemos a Arquivologia, os arquivos, os arquivistas, a transparência pública, a boa gestão e governança, a democracia e os direitos humanos. Não temos e não teremos qualquer compromisso com quem discorda de tais valores.
Segundo: o Giro da Arquivo busca fortalecer a Arquivologia brasileira. Neste sentido, nos consideramos parceiros de todas as iniciativas sérias que colidam neste mesmo sentido. Este espaço, portanto, está aberto à divulgação de qualquer projeto, produto ou proposta que venha ao encontro de nossos princípios.
Terceiro: nossos leitores e colaboradores são e sempre serão a razão máxima da existência deste projeto. O Giro é e continuará gratuito e sem publicidade paga.