Edição 85 ● Junho de 2020
Nova composição do Conarq começa a ganhar forma
O Conselho Nacional de Arquivos divulgou na última sexta, 19, o resultado parcial do edital de seleção pública para escolha de seus novos membros. O edital é o primeiro depois da reformulação do Conarq, promovida pelo Decreto nº 10.148/2019, dispositivo que alterou o número e a procedência dos conselheiros.
De acordo com a relação provisória de candidatos classificados no processo seletivo promovido pelo Conarq, a nova composição do conselho até 2021 deverá ser a seguinte:
Maria Teresa Villela Bandeira de Mello (do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro) e Maria Teresa Navarro Britto Matos (do Arquivo Público do Estado da Bahia), como representantes titular e suplente dos arquivos públicos estaduais;
Nadia Csoknyai Del Monte Kojio (do Arquivo Público do Município de São José dos Campos) e Mônica Cristina Brunini Frandi Ferreira (do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro), como representantes titular e suplente dos arquivos públicos municipais;
Jonas Ferrigolo Melo (Associação de Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul) e Leolíbia Luana Linden (Associação dos Arquivistas de Santa Catarina), como representantes titular e suplente das associações de arquivistas;
Beatriz Kushnir (Associação Nacional dos Professores Universitários de História - ANPUH), Luiz Eduardo Ferreira (Universidade Federal da Paraíba), Thiago Henrique Bragato Barros (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Elina Gonçalves da Fonte Pessanha (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS), como titulares, e Maria Leandra Bizello (Universidade Estadual Paulista), Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu (ANPOCS), Adalson de Oliveira Nascimento (Universidade Federal de Minas Gerais) e Paulo Roberto Elian dos Santos (ANPUH), como suplentes de instituições de ensino e pesquisa, organizações ou instituições correlacionadas à área de Arquivologia e afins.
Os conselheiros anunciados se reunirão aos membros indicados pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da presidência do Conarq. A confirmação da nova composição deve ocorrer nos próximos dias.
Com os nomes escolhidos, afasta-se o temor de que as vagas fossem ocupadas por pessoas sem vinculação direta aos arquivos e à Arquivologia. A manutenção de uma nominata vinculada à área é fruto da intensa articulação de seus profissionais que, ao menos pelos próximos anos, garantiram a presença de profissionais qualificados e legitimamente capazes de representar os interesses da arquivística e da pesquisa junto aos arquivos brasileiros.
Brasil
A chapa única "Novos rumos", encabeçada por Adriana Martinelli Sipolatti, está concorrendo à eleição para a diretoria da Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo. O pleito ocorrerá no dia 23 de julho.
Saiu o número 17 da Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. A edição traz um dossiê sobre "Pesquisa em Arquivologia".
O curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o edital de um concurso para escolher o logotipo alusivo aos seus dez anos de atividades. O vencedor do concurso ganhará um dispositivo para leitura de livros digitais.
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul promove, nos dias 29 de junho e 01 e 03 de julho, o Café da Tarde com o APERS, com três lives com a temática "Diálogos sobre Arquivos e Humanidades Digitais". Imperdível!
A revista Acervo, do Arquivo Nacional, está com uma nova chamada para submissão de artigos. Os trabalhos comporão o número 2 da edição 34 do periódico, que terá como dossiê temático "História Indígena, agências e diálogos interdisciplinares". O prazo para submissão de artigos vai até 31 de agosto.
O curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está lançando o evento Diálogos: Arquivologia em múltiplas perspectivas, uma série de lives com especialistas na área. A primeira acontece no dia 1º de julho.
Charlley Luz, Humberto Innarelli e Vanderlei Batista dos Santos estão com livro novo na praça: Arquivoconomia Digital é o nome da obra.
E o Congresso Nacional está prestes a votar um projeto de lei que pode ser péssimo para a transparência pública e a democracia nas redes. De acordo com a Coalizão Direitos na Rede, o PL das Fake News pode ser a "pior lei da Internet do mundo".
Mundo
Estão abertas as inscrições para o Seminário Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad, que ocorrerá em outubro deste ano, em Madri, Espanha. O evento acontecerá virtualmente por conta da pandemia da Covid-19 e o envio de trabalhos pode ser feito até o próximo dia 30.
A Revista Cubana de Información y Comunicación Alcance lançou seu 22º número. Confira!
A propósito, saiu também um novo número do periódico Textos Universitários de Biblioteconomia y Documentación, de Barcelona.
O Conselho Internacional de Arquivos (ICA) lançou a convocatória 2020 do seu Programa de Novos Profissionais, uma grande oportunidade para jovens arquivistas do mundo todo.
Aliás, o mais novo número de Comma, a revista do ICA, já está disponível para leitura, mas, na contramão do momento, apenas para membros do conselho.
O Archivo Historico de La Paz, na Bolívia, promoverá, de 26 a 28 de outubro de 2020, o 1er. Congreso de Archivística. O evento terá como temática o mote "Regístrese, comuníquese, archívese".
Para ler com calma
Como a nostalgia invadiu a televisão, sobre a digitalização dos fundos documentais das redes de TV e a proliferação de programas baseados nestes arquivos (em espanhol, via El País).
Engenheiros criam ferramenta para decifrar 3 milhões de arquivos da ditadura uruguaia (via Folha de S. Paulo).
Para ver com calma durante o isolamento
A aula magna do PPG em Ciência da Informação, da UFSCar, com o tema "Transformação digital: influências, atuação e perspectivas na Ciência da Informação" (via PPGCI UFSCar).
Um decálogo para políticas de gestão documental (em espanhol, via Archielectronic).
E a íntegra do Seminário La función social de los archivos, promovido pela Associação Latino-Americana de Arquivos, com uma homenagem muito especial a Antonia Heredia Herrera (em espanhol, via ALA).
É leitor do Giro, mas ainda não assinou? ASSINE