Edição 48 ● Outubro de 2019
Site denuncia a venda de dados de mais de 90 milhões de brasileiros
Começou a circular no domingo, através das redes do professor José Maria Jardim: de acordo com o sítio Bleeping Computer, um lote contendo dados de 92 milhões de brasileiros está à venda em um fórum da Internet. De acordo com o "leiloeiro", responsável pela venda, os dados são separados por Estado da federação e incluem nome, CPF, CNPJ, data de nascimento e nome da mãe.
Quem hackeou o banco de dados e agora leiloa o conjunto garante que os registros foram obtidos de uma base governamental. O lance inicial para comprar o material é de 15 mil dólares.
A notícia, que ainda não ganhou repercussão na mídia brasileira, gerou uma série de debates em redes sociais e é mais um capítulo na cada vez mais controversa relação entre governos, interesses privados e dados de indivíduos. Vale lembrar que o Brasil já vive uma ampla expansão no mercado de dados e que, no mês passado, o Governo Federal anunciou a privatização de SERPRO e DATAPREV, duas das maiores empresas de dados em operação no país.
Brasil
A revista Acervo, publicação do Arquivo Nacional, divulgou na semana passada o tema do dossiê que será publicado no primeiro semestre de 2021. Dirigido por Paulo Elian dos Santos e Vitor Manoel Marques da Fonseca, o número versará sobre a "História da Arquivologia no Brasil". Artigos sobre o tema podem ser enviados até 30 de abril de 2020.
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul promove, até o próximo dia 01 de novembro, a exposição "Descobrindo o Acervo do Arquivo Público: processos criminais de uma sociedade racista e homofóbica como a de Porto Alegre da década de 1940".
No dia 23 deste mês, o Senado Federal promove o III Seminário de Gestão Arquivística do Legislativo Federal. O tema desta edição é " A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e seu Impacto nos Arquivos".
O Arquivo Nacional recebeu, na semana passada, o Termo de Posse do Presidente da República, documento que empossou Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, no cargo. A cerimônia foi transmitida ao vivo através das redes sociais do AN.
O Arquivo Público do Município de São José dos Campos, em São Paulo, completou 26 anos na semana passada.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, enviou à Câmara, no dia 3, o projeto de lei para a criação do Arquivo Municipal da capital piauiense.
A Associação dos Arquivistas da Bahia está preparando uma programação especial para a semana do Dia do Arquivista. No dia 16 de outubro, a AABA promove a "Oficina de classificação, avaliação e destinação de documentos" e a Mesa-redonda "O direito à informação na atualidade na perspectiva da Arquivologia, da Comunicação e do Direito".
Os painéis do Encontro Internacional de Preservação e Memória, que ocorreu no Museu de Arte do Rio (MAR), nos dias 25 e 26 setembro, já estão disponíveis no YouTube, na íntegra.
A ENEA (Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia) lançou uma nota de apoio às greves estudantis que se espalham por todo o país. A Executiva acredita que a greve – contra os cortes promovidos na Educação e contra a implementação do Future-se – é importante e que os cursos de todo o país devem se mobilizar.
Os anais do XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, que ocorreu em julho, em Niterói, foram lançados nesta semana. Confira a íntegra do material.
Mundo
O Archivo General de la Nación, da Colômbia, lançou na semana passada o Guia de Digitalización a partir de soportes en microfilm. Disponível em e-book, gratuitamente.
A Rússia devolverá à Áustria 22 fundos documentais raptados pela União Soviética no final da Segunda Guerra Mundial. Ao todo, mais de 2,5 mil documentos serão devolvidos.
Não é novo, mas tem circulado bastante pelas redes o livro eletrônico Archivos sonoros. Recomendaciones para su digitalización, produzido em Madri. A obra está disponível gratuitamente, via Internet.
Morreu na quinta, 03, aos 62 anos, o arquivista Javier Barbadillo. Ele atuava como arquivista do Ayuntamento de Guadalajara, na Espanha, desde 1985, e era autor de um importante livro sobre descrição arquivística. Barbadillo teve um infarto fulminante.
Mergulhado numa profunda crise política, o Equador também está sofrendo com a precariedade de seu arquivo nacional. Faltam segurança, profissionais qualificados e, principalmente, espaço.
Um novo livro reúne mais de 150 cartas de artistas de Hollywood. Letters from Hollywood, ainda sem tradução para o Brasil, é o resultado da compilação feita por Rocky Lang e Barbara Hall, a partir de uma longa pesquisa em arquivos, bibliotecas e coleções particulares.
“Letters from Hollywood: Inside the Private World of Classic American Moviemaking”
© 2019 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
“Letters from Hollywood: Inside the Private World of Classic American Moviemaking”
© 2019 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
“Letters from Hollywood: Inside the Private World of Classic American Moviemaking”
© 2019 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
Para ler com calma
A fascinante história do laudo de um feminicídio ocorrido em Porto Alegre, nos anos 1940, e que ficou desaparecido por quase oito décadas, até ser reencontrado por arquivistas, no mês passado.
O Manual de Alfabetización Archivística para alcaldes y gobernadores regionales de Peru (y para autoridades de nivel similar elegidas por el voto popular en Latinoamerica), produzido por Marco Antonio Gozar Llanos.
E uma entrevista com a professora Esmeralda Sales (UFPA), precursora da Arquivologia nordestina, sobre a importância da área.