Ano IV ● Edição 193 ● Agosto de 2022
Servidores se mobilizam contra transferência de laboratório ligado ao Arquivo Central do Iphan, no Rio
Servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entraram com um recurso no Ministério Público do Rio para impedir a transferência de equipamentos do laboratório de conservação e digitalização de documentos da sede do órgão no Rio para Brasília. Os equipamentos dão apoio ao Arquivo Central do órgão no Rio e, por decisão da direção do instituto, devem ser enviados para Brasília.
De acordo com a historiadora Márcia Chuva, o laboratório é "organicamente ligado ao Arquivo Central" e, por isso, "essa separação seria um desmembramento do arquivo". Atualmente, os equipamentos são utilizados na conservação dos documentos do arquivo e na reprodução digital dos processos – que são consultados, tanto por pesquisadores, quanto por agentes do setor.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada na sexta, a mudança de sede do laboratório "pode enfraquecer ainda mais a unidade no Rio de Janeiro e se soma a uma série de desmontes ao Iphan que vem sendo denunciada".
Também na sexta, o Diário Oficial da União publicou um amplo decreto de reestruturação da Estrutura Regimental e do Quadro Demonstrativo de Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Iphan. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto, a organização da nova estrutura visa "uniformizar as estruturas de governança dos Departamentos e adequar as estruturas das unidades do Iphan, de acordo com as suas competências e universo de atuação, por meio do remanejamento de cargos e funções".
Brasil
O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) se reúne no próximo dia 31 de agosto. Na pauta, a resolução que discute as diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis (RDC-ARQ) e a criação de uma Câmara Técnica Consultiva sobre o tratamento de documentos relacionados com arquitetura. A reunião começa às 15h e, a princípio, será transmitida pelo Facebook do órgão.
Por falar em CONARQ, vai até o próximo dia 11 o período de consulta pública sobre as propostas de elementos mínimos de uma política de preservação para websites e mídias sociais.
A Funarte publicou o livro A produção radiofônica de Deocélia Vianna, que reúne reproduções de roteiros de programas radiofônicos das décadas 1940 e 1950 O livro pode ser baixado gratuitamente.
Morreu na semana passada o Major Curió, um dos mais nefastos agentes da ditadura civil-militar que assolou o Brasil entre 1964 e 1985. Em 2009, Curió revelou a existência de documentos que provam a execução de 41 guerrilheiros do Araguaia pelo Exército.
Agenda: acontece hoje, às 19h30, a live do FNArq, sobre as propostas de alteração na Lei de Arquivos; começa amanhã o Curso de Arquivos Escolares, promovido pelo Projeto SESA e AAPB; e vem aí o XII Seminário de Arquivologia, evento promovido pela Escola de Ciência da Informação da UFMG que acontece entre os dias 12 e 16 de setembro, em Minas.
Mundo
O Archivo General de la Nación, da Colômbia, está promovendo os curso de Metodologia para a elaboração do Programa de Gestão Documental e Paleografía Básica. As formações vaão acontecer na modalidade on-line, em setembro.
O AGN, aliás, abriu também uma campanha para doação de arquivos. A iniciativa recebeu o nome de "Tus archivos son nuestra memoria".
Na Argentina, os arquivistas de Santa Fé estão denunciando o abandono total do Archivo Intermediário da província. As fotos do local são desoladoras.
O Vlaams Institute Voor het Archief, da Bélgica, vai digitalizar mais de 170 mil fotografias em placas de vidro. A iniciativa, de acordo com a instituição, é única na história da Europa.
A Irlanda está empenhada em recuperar, ao máximo, sua história através dos arquivos – destruídos por um incêndio durante a guerra civil que atingiu o país. O projeto Ireland's Virtual Record Treasury emprega 14 arquivistas em tempo integral e já teve investimento de mais de 2,5 milhões de euros. A ideia é reunir o maior conjunto possível de registros sobre o país.
Para ler com calma
Arquivo da Memória Trans: a história contada por nós mesmas (em espanhol, via El Salto).
Carta falsificada de Galileu é descoberta graças a marca d'água e 'sentido aranha' (via Folha de São Paulo).
Professor de Alagoas luta para salvar a memória do Quilombo dos Palmares (via BOL).
Fitas secretas revelam face obscura de Eichmann que ficou fora do tribunal (via Folha de São Paulo).
Para ver com calma
Arquivos fotográficos e a escrita da história (via Arquivo Nacional).
Arquivologia em ação: arquivos escolares (via LEAH UFC).
Abrigo de documentos raros, Arquivo Público da Bahia sofre com descaso (via Jornal Correio).