Edição 67 ● Fevereio de 2020
É hora de melhorar o Giro
Nas últimas semanas, o Giro da Arquivo promoveu uma pesquisa de opinião a respeito de seu conteúdo, estrutura e recepção. Com esta enquete, procuramos saber o que nossos leitores pensam da newsletter e o que gostariam de ver por aqui. Tivemos poucas respostas (apenas 20), mas recebemos importantes opiniões sobre este despretensioso projeto, no ar desde outubro de 2018.
Descobrimos, por exemplo, que a maior parte dos respondentes nos conhece graças à indicações de amigos, colegas ou professores e que a seção "Brasil" é a preferida de quem nos lê. As novidades sobre a política arquivística também dominam o interesse de nossos leitores, que consideram, massivamente, o Giro ótimo ou bom. 75% dos respondentes querem que o boletim passe a divulgar vagas para concursos e tem até quem queira mais vídeos, mais leitura em língua estrangeira e indicações mais profundas de leitura (como livros ou artigos científicos).
Ainda não temos certeza do quanto será possível atender às demandas. O Giro, todos podem imaginar, dá trabalho. Quando uma edição é programada, imediatamente começamos a preparar a próxima. São horas percorrendo redes sociais e sítios de pesquisa atrás de novidades. Sem falar na manchete principal, que às vezes demanda mais esforço que todo o resto – porque há semanas em que muitos temas ou nenhum é muito importante. E tudo isso, vale lembrar, é feito de forma mais ou menos artesanal, dentro dos tempos e condições possíveis.
Apesar das dificuldades, tentaremos cumprir as demandas. A partir de março, paulatinamente, os leitores passarão a perceber algumas mudanças sutis no Giro. Será uma fase de alguns testes até o segundo semestre, quando a newsletter será totalmente reformulada e ganhará mais seções, mais interação e mais conteúdo próprio. Ah, e os concursos sim, serão divulgados aqui.
Para que tudo isso possa acontecer, no entanto, precisamos de ajuda. Hoje, o Giro é assinado por 239 pessoas, uma audiência qualificada, mas pequena, mesmo para uma área como a Arquivologia. Precisamos encerrar este primeiro semestre com, no mínimo, 500 assinantes para que nosso trabalho possa ter algum sentido. E novos assinantes dependem de você. Dissemine o Giro. Divulgue-o em suas redes sociais. Conte para seus amigos e colegas sobre ele. Lembre-se de que o Giro é, hoje, o único meio de comunicação deste gênero na Arquivologia brasileira. E que, sem seu apoio, ele poderá ter o mesmo infeliz destino de tantas outras iniciativas do passado.
A outra ajuda é ainda mais fundamental. O Giro pode ser mais amplo, mais abrangente e melhor se você nos ajudar a compor o conteúdo do boletim. Envie notícias da instituição arquivística em que você trabalha, ou do curso que frequenta. Avise-nos dos concursos que ocorrerão por aí. Participe!
Queremos comemorar os segundo aniversário do Giro com mais audiência, mais conteúdo e muitas novidades, mas chegou a sua hora de nos ajudar. E, se por acaso você está nos lendo sem ser nosso assinante, assine agora!
Como é Carnaval, a edição desta semana é mais curta e só traz o noticiário da semana. Na próxima edição, voltamos à programação normal.
Boa folia!
Brasil
Estão abertas as inscrições para o XII Encontro Latinoamericano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos. O evento acontecerá em João Pessoa, na Paraíba, entre 14 e 18 de setembro. Um detalhe importante: ouvintes não pagam inscrição.
Em São Paulo, o Arquivo Público do Estado promove, no próximo dia 10 de março, o Seminário Marilena Leite Paes – Construtora da Arquivologia. O evento comemora os 128 anos do APESP e rememora a trajetória de uma das principais arquivistas brasileiras, morta recentemente.
A propósito: o APESP está promovendo, também, o curso modular Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo e acervo bibliográfico. Mais informações, no link.
A Revista Sillogés, vinculada ao Grupo de Trabalho Acervos: história, memória e patrimônio, da Seção gaúcha da Associação Nacional de História, está recebendo artigos para seu próximo número. O tema do dossiê que será publicado ainda no primeiro semestre de 2020 é "Ditaduras de segurança nacional: arquivos, fontes e lugares de memória". Os artigos podem ser enviados até o próximo dia 10 de maio.
Vem aí mais uma edição da Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. O tradicional evento comemora 15 edições em 2020 e deverá ter um novo regulamento.
A Associação de Arquivologia do Estado de Goiás promove, no próximo dia 28, às 9h, a palestra Educação e pesquisa em arquivos, ministrada pela professora Heloisa Esser dos Reis. O evento ocorrerá na sede do Arquivo Histórico Estadual. A entrada é franca.
A família da vereadora Marielle Franco, assassinada há quase dois anos, no Rio de Janeiro, está angariando fundos para criar um instituto em sua homenagem. Dentre outras tarefas, a instituição deverá preservar o acervo físico e digital de Marielle.
O Arquivo Nacional aprovou um novo código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal.
O Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) está com inscrições abertas para o concurso público de professor assistente na área de Ciência da Informação. A titulação mínima exigida é de doutor.
Mundo
A FLACSO está oferecendo um curso virtual intitulado Los archivos en la era digital. São doze aulas voltadas a um debate sempre – e cada vez mais – necessário.
O Conselho Internacional de Arquivos está organizando, para o próximo dia 26 de março, em Girona, Espanha, o II International Seminar on Sports Archives, sobre arquivos de instituições esportivas.
O governo da Espanha pôs à disposição da República Dominicana todos os arquivos que possam ajudar a reconstituir a história do país latino-americano. Serão quatro anos de convênio.
Arquivistas de diversas partes do mundo criaram uma wiki arquivística, com mais de 300 verbetes da área.
E, aos que estão com saudades da seção "Para ver com calma", um vídeo da mesa de experiências, avanços e desafios na gestão de documentos eletrônicos em Ibero-America, transmissão do 11º SIATI.