Ano IV ● Edição 176 ● Abril de 2022
Quase quatro anos depois da edição ocorrida na Paraíba, em outubro de 2018, a comunidade arquivística brasileira finalmente se reunirá novamente no IX Congresso Nacional de Arquivologia, .que começa no próximo dia 2 de maio, na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, Santa Catarina.
Prorrogado por conta da pandemia de Covid-19, o IX CNA terá como tema central "A transformação digital e o papel social da Arquivologia" e será dividido em três eixos-temáticos: 1) O planejamento, a implementação e o uso de tecnologias da informação na gestão de documentos e de arquivos nos processos de transformação digital; 2) A função social e política dos arquivos e arquivistas na contemporaneidade; 3) Interlocuções entre teorias, métodos, técnicas e a prática na gestão de documentos e arquivos.
Promovido sob a chancela da Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina e do FNArq, o Congresso contará ainda com dez eventos paralelos, incluindo a apresentação do Projeto de Lei de criação dos Conselhos Federais e Regionais de Arquivologia, antiga reivindicação de arquivistas.
Nas plenárias, momento mais aguardado do evento, os principais tópicos de debate versarão a respeito dos desafios enfrentados pela comunidade arquivística na contemporaneidade, em especial aqueles relacionados ao desenvolvimento tecnológico. No dia 2, Daniel Flores (UFF) e Welder Silva (UFMG) debate "O arquivista no ambiente digital: impactos, demandas e perspectiva". Na terça, 3, Natália Tognoli (UFF), Mônica Tenaglia (UFPA) e José Maria Jardim discutem sobre "Responsabilidade e justiça social na atuação do arquivista". Na quarta, 4, Alex Holanda (Arquivo Nacional), Tatiana Canelhas (UFF/IBICT) e Tiago Braga (IBICT) conversam sobre "Gestão e preservação digital: interoperabilidade de ambientes de gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais". Na quinta, 5, é dia de debater a "Política Nacional de Arquivos", com Antonio Laurindo (AN/CONARQ), Wagner Ridolphi (FNArq) e Mariana Lousada (FNArq). Finalmente na sexta, 6, a plenária é sobre "Mecanismos de transformação digita em arquivos: legislação e normativas atuais", com Vanderlei Batista dos Santos (Câmara dos Deputados), Walter Koch (ABNT) e Rodrigo de Freitas Nogueira (UNB).
O Giro da Arquivo também vai estar no CNA. Na terça-feira, dia 3 de maio, às 18h30, os integrantes da equipe Leticia Gaiardo, Marcos Machado Paulo e Francisco Cougo apresentarão a comunicação "Giro da Arquivo: um instrumento de divulgação e popularização da Arquivologia". Além disso, durante toda a semana, nossos assinantes vão receber edições extra do boletim, com a programação completa do dia. Fique ligado!
Brasil
Morreu Vivien Fialho da Silva Ishaq, ex-funcionária do Arquivo Nacional com larga trajetória na instituição. Sua carreira exitosa incluiu uma passagem destacada pela gerência-executiva do Relatório da Comissão Nacional da Verdade.
Não se sabe se o Arquivo Nacional ainda recolhe arquivos – conforme manda a Lei 8.159/1991 –, mas que a instituição recebe doações é certo que sim. Na semana passada, o AN recebeu o arquivo do ex-prefeito do Distrito Federal Pedro Ernesto Baptista. Apesar das recorrentes alegações de falta de espaço e do caráter de interesse local do acervo, os documentos passaram à custódia do AN em caráter "irrevogável e irretratável".
Por falar em Arquivo Nacional, acontecem quinta e sexta as aulas do curso "Noções Básicas de Arquivo", voltado a servidores e funcionários de órgãos do Poder Executivo Federal.
Estão abertas as inscrições para o cadastramento de eventos e atividades na 6ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece em junho. Apesar da proximidade das datas, o tema do ano ainda não foi divulgado.
Os áudios das sessões do Superior Tribunal Militar durante a ditadura, um dos temas da última semana, podem estar incompletos. Ao menos é o que diz o advogado que conseguiu o acesso a eles.
Mundo
A Secretaría de Gestión y Empleo Público da Argentina promove hoje, às 14h, a videoconferência "Gestión documental electrónica, datos abiertos y administración de Archivos. Hacía una convergencia de políticas públicas".
Começaram as aulas do Diplomado en Archivística, Gestión de Documentos y Administración de Archivos, promovido pela ALA. A primeira turma conta com alunos de 13 países diferentes, incluindo um brasileiro.
No México, um tema da maior importância: o INAI, Instituto Nacional de Transparencia, Acceso a la Información y Protección de Datos Personales ordenou que seja tornada pública a ata de entrega oficial dos arquivos da chamada Guerra Suja ao Archivo General de la Nación. Os documentos da Guerra Suja tratam das graves violações aos direitos humanos cometidas no país entre as décadas de 1960 e 1970.
Para ler com calma
O arquivo do peronismo (em espanhol, via Página12).
Justiça do RS autoriza pessoas não binárias a mudar registros de prenome e gênero em cartório (via Correio do Povo).
O Archivo de Indias é um produto maravilhoso da Ilustração (em espanhol, via Diario de Sevilla).
Para ver com calma
Os vídeos do 2º Colóquio Organizar, Preservar e Comunicar a Memória da Arquitetura (via CIDEHUS/UÉ).
A íntegra do seminário virtual sobre inteligência artificial, promovido pelo Conselho Internacional de Arquivos (via ICA).