Ano IV ● Edição 157 ● Dezembro de 2021
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 30, uma Moção em Defesa do Arquivo Nacional. O texto foi debatido em reunião virtual liderada pela deputada Erika Kokay (PT/DF) e apoia o manifesto publicado pelo Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq). Em 22 de novembro, o FNArq publicou nota manifestando preocupação com a nomeação do novo diretor-geral do Arquivo Nacional, Ricardo Braga.
A Moção publicada na Câmara é a manifestação mais proeminente desde que Braga foi nomeado para o Arquivo Nacional. Sem formação e nem experiência na área, o novo diretor tem sido contestado por inúmeras entidades. Além do Ministério Público, que apura se houve irregularidades na nomeção, uma petição on-line de respaldo à nota do FNArq já reuniu mais de 5 mil assinaturas.
Os principais temores a respeito do destino do Arquivo Nacional e do Conselho Nacional de Arquivos dizem respeito à preservação do acervo e à mudanças na política nacional de arquivos. Ouvido pelo jornal Brasil de Fato, o pesquisador Marcelo Zelic afirma que "há a possibilidade de censura na documentação". Já a professora Georgete Rodrigues (UnB) considera que o Arquivo Nacional é institucionalmente capaz de conter eventuais excessos da nova gestão: "A possibilidade de destruição do documento eu acho que é muito difícil. A não ser que se provoque um incêndio" – afirmou.
O canal Tutaméia ouviu o historiador Luiz Felipe de Alencastro sobre o tema. Vale a pena conferir.
Enquanto enfrenta protestos da comunidade intelectual, Ricardo Braga tenta imprimir sua marca no AN. Na semana passada, o diretor participou pela primeira vez de uma atividade pública promovida pela instituição – o Prêmio Nacional de Arquivologia 2021. E ontem, dia 6, o Diário Oficial da União publicou aviso de licitação para edição impressa de 8 mil exemplares dos livros vencedores do Prêmio Nacional de Arquivologia 2018 e do Prêmio Memórias Reveladas 2017. Vale lembrar que a publicação dos livros deste último prêmio rendeu acusações de censura por parte do AN, meses atrás.
Brasil
Foram divulgados os vencedores do Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca 2021 (referente ao triênio 2018-2021). O prêmio de Melhor TCC ficou com Livia Oliveira Job, autora de "Projetos finais de engenharia rodoviária: uma análise tipológica". A Melhor Dissertação foi para Paulo José Viana de Alencar, com "A Primeira Reunião Interamericana de Arquivos e sua influência no desenvolvimento teórico-prático da Arquivologia brasileira". E a Melhor Tese ficou com Francisco Alcides Cougo Junior, por "A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil".
Um ato em defesa do Arquivo Público do Estado reuniu mais de 300 pessoas em Salvador, na Bahia. O APEB vive dias de tensão desde que o prédio que o abriga passou a ser alvo de um leilão para pagamento de dívidas do Estado.
O importante projeto "Documentando a experiência da COVID-19", desenvolvido pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul apresentará alguns de seus resultados preliminares no III Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia, que acontece até quinta que vem.
Saíram os Simpósios Temáticos aprovados para a VII Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia 2022 (REPARQ). Confira a lista!
Agenda: hoje, às 14h, o Museu Imperial realiza da live "Acervos documentais: entre fundos e coleções". Em São Paulo, acontece hoje o evento "Revisitar e inovar: acervos e novas frentes de pesquisa sobre o período do Governo do Morgado de Mateus no Brasil Meridional (1765-1775)". E, entre os dias 15 e 16 de dezembro, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO promove o Seminário Acesso, Difusão e Pesquisa em Arquivos.
Mundo
O ex-chefe da inteligência espanhola, Alberto Saiz confirmou que muitos documentos relativos à tentativa de golpe de Estado conhecida no país como 23F (ocorrida em 1981) foram destruídos durante sua passagem pelo cargo.
Em um trabalho que deveria inspirar as instituições de nossas plagas, o Arquivo Nacional da França lançou um portal que reúne todos os relatórios de gestão da entidade desde 1923. Vale a visita!
A cidade de Mafra, em Portugal, confirmou a criação de um Arquivo Nacional do Som, que será instalado junto ao Museu Nacional de Música da cidade.
A Society of American Archivists começou a organizar o A*Census II, uma pesquisa nacional sobre a profissão de arquivista nos Estados Unidos.
Agenda internacional: nos dias 13 e 14 de dezembro acontece, na Argentina, a 1ª Reunión de la Red Nacional de Archivos Judiciales; e, para se programar, estão abertas as submissões de trabalhos para o II Congresso Internacional de Paleografia e Diplomática, que acontecerá em Portugal, em maio de 2022.
Para ler com calma
As atas do III Encontro Olga Gallego de Arquivos (via Fundación Olga Gallego).
Você sabe o que é o formato PDF/A? (em espanhol, via SoftZone).
Arquivistas, os guardiões do passado (via Notícias Magazine).
Para ver com calma
Lançamento do livro Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória (via REVIS-ARQ).
Oficina: Digitalização de Documentos Arquivísticos (via Projeto SESA on-line).
Preservação de documentos arquivísticos digitais para a saúde (via MASA-UFPA).