Ano IV ● Edição 153 ● Novembro de 2020
Quando parece que mais nenhum tipo de descaso surpreenderá quem lida com patrimônio cultural no Brasil, eis que surge algum tipo novo de ataque: a enorme construção datada do século XIX e localizada na Baixa de Quintas, sede do Arquivo Público do Estado da Bahia desde 1980, será leiloada para pagar dívidas de uma extinta empresa pública.
De acordo com informações do portal Correio, os lances podem ser feitos até hoje, às 10h. O chamado Solar da Quinta dos Padres ou Quinta do Tanque, avaliado em mais de R$ 12,5 milhões e tombado desde 1949, foi listado como um dos bens penhorados pelos cobradores da extinta Bahiatursa, transformada na Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia, em 2014.
Os funcionários do APEB – que hoje ocupa o imóvel – foram surpreendidos com a notícia. O prédio passou por uma criteriosa reforma e foi reinaugurado no ano passado. UFBA, Anpuh Bahia, CAU e IAB, além da Associação de Arquivistas da Bahia (AABA) já se manifestaram em contrariedade ao leilão. A diretotia da AABA afirmou, inclusive, que vai se mobilizar judicialmente para impedir que o prédio seja leiloado.
A legislação baiana proíbe a venda de prédios tombados – que, neste caso, só podem ser repassados a outros órgãos públicos. No entanto, procurada pela imprensa, a Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia disse que não cabe a ela se manifestar sobre o assunto.
Atualmente, o prédio abriga cerca de 40 milhões de documentos, incluindo documentos do período em que Salvador foi capital do Brasil – entre 1549 e 1763.
Brasil
Em verdadeira cruzada para provar que há censura no Arquivo Nacional, o jornalista Matheus Leitão publicou novas acusações contra a direção do órgão. Em sua coluna – e sem mostrar os documentos –, o jornalista de Veja afirma que um texto de divulgação do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 2021 foi censurado.
Aliás, Leitão afirma que a direção-geral do Arquivo Nacional caiu por conta do "trabalho jornalístico de Veja". Mas, como revelamos na semana passada, a troca no comando do AN não tem a ver com as denúncias publicadas pela revista.
Por falar em Arquivo Nacional, pesquisadores estão reclamando sobre a indisponibilidade da pesquisa on-line no acervo. O AN informa que, desde o dia 1º de novembro, há interrupção temporária no acesso ao Sian.
O STJ abriu seleção de estágios para estudantes de nível médio e superior. As bolsas vão até R$ 1,2 mil. E há vagas para Arquivologia.
Vão até o dia 12 as inscrições para o curso "Aplicação dos instrumentos de gestão de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal", oferecido pelo Arquivo Nacional.
Saiu mais uma edição do Guia da Faculdade, que analisa o desempenho dos cursos de graduação no Brasil. Dos 17 cursos de Arquivologia hoje existentes, quatro ficaram sem nota, um recebeu três estrelas e os 11 ganharam quatro estrelas. Só um – o curso de Arquivologia da Unesp – ganhou nota máxima.
Agenda: a programação cultural do APERJ em novembro está imperdível; no 10, às 10h, ocorre o II Encontro de Preservação Digital, promovido pelo Sesc-SP; também no dia 10, acontece o 24º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação; no mesmo dia (e no dia 11), acontece o 2º Seminário Arquivos Municipais Fluminenses; e vem aí o II Fórum Paraibano de Arquivologia, já com inscrições abertas.
Mundo
A Biblioteca Britânica vai exibir letras manuscritas que hoje fazem parte do arquivo de Paul McCartney. Um prato cheio para os fãs do ex-Beattle.
Seguem abertas até 18 de novembro as inscrições para a oficina "Introducción a los Derechos de Autor para Archivistas". A formação é promovida pelo Conselho Internacional de Arquivos.
A Universidade de Southampton, no Reino Unido, desenvolveu um novo método de gravação a laser que é capaz de armazenar até 500 terabytes em um dispositivo do tamanho de um CD. O pequeno disco é capaz de arquivar, por exemplo, mais de 7,5 mil filmes de alta definição.
Na Colômbia, estão abertas as inscrições para o VI Simposio de Archivos, que acontece no próximo dia 29, via YouTube.
Para ler com calma
Lei de Acesso à Informação expôs segredos do Conselho de Segurança Nacional (via O Globo).
Transparência sob ataque (via Folha de S. Paulo).
Inteligência artificial não pode ser regulada a toque de caixa (via Coalizão Direitos na Rede).
Biblioteca Brasiliana da USP oferece software para auxiliar na conservação e restauro de acervos (via Jornal da USP).
Digitalização do Judiciário cresce durante a pandemia e otimiza processos (via Jornal da USP).
Como a BBC reconstruiu 30 segundos de um filme "insalvável" (em espanhol, via Las Horas Perdidas).
Para ver com calma
Para ouvir, na verdade: O Assunto #571: A cultura do sigilo na era Bolsonaro (via G1).
O funcionamento do Sistema de Solicitudes de Acceso a la Información, mantido pelo INAI, do México (em espanhol, via INAI).
O teaser de divulgação do II Fórum Paraibano de Arquivologia (via Associação dos Arquivistas da Paraíba).
E o colóquio "MAST Colloquia: Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico" (via Museu de Astronomia e Ciências Afins).