Ano III ● Edição 136 ● Julho de 2021
Os diretores da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (ASSAN) e do SINDISEP/RJ entregaram à direção do Arquivo Nacional um abaixo-assinado contrário ao retorno às atividades presenciais no órgão. O documento, que reúne mais de 800 assinaturas, foi enviado à diretora da instituição, Neide de Sordi, no último dia 30.
Os servidores do Arquivo Nacional retornaram às atividades presenciais no dia 1º, graças a uma portaria da direção que determinou o retorno. Além de Neide de Sordi, o abaixo-assinado também foi entregue ao ministro da Justiça e Segurança Pública.
O retorno ao trabalho presencial no AN foi feito sem a elaboração de um protocolo de atendimento e sem que a totalidade dos servidores esteja vacinada. A sede do Arquivo Nacional que retomou as atividades presenciais é a que fica na capital do Rio de Janeiro, Estado que contabiliza quase 1 milhão de infectados e mais de 56 mil mortos pela pandemia do novo coronavírus.
Apesar da mobilização dos servidores, nem o Arquivo Nacional, nem o Ministério da Justiça se manifestaram contra os protestos.
Brasil
O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul anunciou a digitalização de todos os volumes de seus Anais. Ao todo, 24 edições da publicação (que abarcam os anos de 1976 a 2000) já podem ser consultados no site da instituição.
Um artigo publicado por Maria Fernanda Derntl do X Prêmio Milton Santos de Artigo ganhou notoriedade nas últimas semanas: o texto emprega farta documentação inédita sobre o planejamento de Brasília.
A COVID-19 fez mais uma vítima na Arquivologia brasileira: Jane Pereira, arquivista que trabalhava na Universidade Federal do Paraná, morreu no último dia 30 de junho.
A Associação de Arquivistas de Santa Catarina apresentou nesta semana o tema do XV Encontro Catarinense de Arquivos, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro: o mote do evento será "Preservação de documentos: reflexos nas práticas arquivísticas".
Por falar em eventos, a Associação dos Arquivistas de São Paulo promove nos próximos dias 27 e 28 o curso on-line "Diplomática e arquivos pessoais: identificando espécies e tipos documentais". A formação será ministrada por Natália Bolfarini Tognoli e Renato de Mattos.
E tem livro novo na praça. O Arquivo Nacional acaba de lançar Declaração digital: recomendações para digitalização, restauração, preservação digital e acesso. E-book gratuito, disponível no link.
Mundo
A Asamblea de Archiveras y Archiveros de Chile resolveu entrar de vez na disputa de pautas que marcam a nova constituinte do país. Na semana passada, a associação se pronunciou sobre a necessidade de mais transparência na gestão e no acesso aos documentos públicos.
No Equador, diferentes setores da vida pública do país – incluindo a presidência da República – estabeleceram um compromisso para elaborar uma nova lei de arquivos. A lei vigente tem quase 40 anos.
E na Colômbia, o Ministério Público do país irá investigar o diretor o Archivo General de la Nación. A acusação é de que Enrique Serrano López teria financiado e produzido indevidamente uma suposta biografia da primeira dama do país.
Acontece em Heidelberg, Alemanha, nos próximos dias 26 a 29 de julho a conferência anual da Section on University and Research Institution Archives (ICA-SUV), com o tema "Arquivos, ética e sociedade".
Para ler com calma
O novíssimo número da Alerta Archivística, do Peru (em espanhol, via PUCP).
O número 1 do Boletin publicado pela ONG Archiveros sin Fronteras Bolívia, sobre "Documentoscopia ou documentologia e falsificação de documentos" (em espanhol, via ASF-Bolívia).
Arquivos revelam história esquecida de colégio preparatório da USP (via Jornal da USP).
Os cartórios se abrem à história. A descoberta de documentos raros. A caligrafia eterna e instrutiva (via Diário do Grande ABC).
Para ver com calma
O último encontro do Grupo de Estudos sobre História da Arquivística na América Latina (em espanhol, via Gehaal).
E como agilizar a gestão documental através do uso de plataformas digitais (em espanhol, via Gestión).