Ano III ● Edição 132 ● Junho de 2021
O Giro desta semana é diferente. É especial. Além de chegar um dia antes do normal, nossa edição traz um guia com dicas para aproveitar a 5ª Semana Nacional de Arquivos. A ideia é ajudar na curadoria de eventos sobre os mais distintos temas, promovidos por instituições arquivísticas e de ensino e pesquisa em Arquivologia.
Como toda curadoria, nossa seleção tem alguns critérios. Optamos por eventos mais ligados ao mote geral da SNA – "empoderar os arquivos" – e também demos prioridade para a programação que, de alguma forma, se liga em que faz o Giro.
Para qualquer informação mais detalhada, o ideal é sempre consultar a programação completa da SNA no sítio do evento. Pra quem destinou um tempo para assistir aos mais de 400 eventos cadastrados, um ótima semana.
Saudações arquivísticas!
Segunda, 7 de junho de 2021
O dia começa bem com o seminário Crise de Direito à Informação: transparência, acesso e patrimônio documental, promovido pelo grupo de pesquisa Acervos: Dimensões do Documento, Memória e Patrimônio, da Unesp. A atividade inicia às 9h30.
Às 14h, tem live sobre avaliação de massas documentais acumuladas, promovida pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo. Imperdível!
Mais tarde, às 16h, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul inaugura a exposição Arquivos do Judiciário: casos impactantes.
Para encerrar o dia, a dica é assistir ao webinar O que representam os Arquivos Públicos Municipais?, promovido pelo Arquivo Público do Estado da Bahia. Começa às 19h.
Terça, 8 de junho de 2021
A terça começa com o bate-papo de apresentação do projeto Arquivo Lésbico Brasileiro, às 10h.
Às 10h30, o Arquivo Público do Estado do Pará promove a live Desafios dos arquivos na gestão eletrônica de documentos: avaliação, preservação e acesso.
O Arquivo Público Mineiro promove, a partir das 14h30, o webinário Arquivos, Gestão de Documentos e a garantia de liberdade.
Às 16h, o Arquivo Público do Rio Grande do Sul promove a live Documentos públicos produzidos em tempos de pandemia: perspectivas para gestão documental e preservação.
E pra fechar o dia, às 19h o Arquivo Municipal de Campinas promove o curso Arquivos digitais na pandemia: como organizar e gerir.
Quarta, 9 de junho de 2021
No Dia Internacional dos Arquivos, a dica é acompanhar também a programação da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA) e do Conselho Internacional de Arquivos, que promovem o Seminário Internacional de Arquivos 2021.
No Brasil, a Universidade Federal do Ceará promove, a partir das 9h15, a oficina Gestão de dados de pesquisa em arquivos.
Ainda pela manhã, o MAST oferece o minicurso Noções básicas sobre a organização de arquivos pessoais de cientistas, que começa às 10h.
Às 14h, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba promove a live Auditoria sobre Gestão Documental do Poder Judiciário. Vale a pena conferir!
Mais tarde, às 16h, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular convida para o bate-papo Um dedo de prosa – Arquivos e suas poéticas.
E pra fechar o dia, às 19h, o PAPEARQ, projeto a que o Giro é vinculado, organiza sua primeira reunião aberta em 2021 para apresentar os resultados de dois projetos de pesquisa realizados pelo programa.
Quinta, 10 de junho de 2021
A dica é começar o dia com o podcast Arqcast, do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro.
Às 10h, a Casa do Povo promove a live Acervos Negros na luta antirracista. Imperdível.
O Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria promove, às 14h, a live Pesquisa Nacional sobre a Ocupação em Arquivologia: ano de referência 2016.
Às 14h, o Centro de Cultura da Justiça Federal organiza a palestra Curadoria digital e instituições culturais.
Pra fechar o dia, às 18h, o Laboratório de Estudos Filológicos da UFRJ promove o curso Paleografia para todos.
Sexta, 11 de junho de 2021
No último dia da SNA, a dica é aproveitar as exposições virtuais disponíveis. Tem todo o tipo de opção!
Às 11h, a Casa do Povo promove o debate Acervos em diálogos: Casa do Povo, MST e Acervo Bajubá.
Às 14h, a dica é aproveitar o curso Política, coletividade e arquivos, promovido pelo Memorial da República Presidente Itamar Franco.
E pra fechar o dia, às 18h, tem um lançamento fundamental para a comunidade arquivística brasileira. Vem aí a Officina, novidade da Associação dos Arquivistas de São Paulo.