Ano III ● Edição 131● Junho de 2021
Pelo quinto ano consecutivo, o Arquivo Nacional e dezenas de instituições por todo o Brasil promovem a Semana Nacional de Arquivos, principal combo de eventos da Arquivologia brasileira. Por conta da pandemia de COVID-19, infelizmente, em 2021 a SNA repete em grande parte a tônica do ano passado: a programação será quase toda on-line, composta predominantemente por lives, muitas lives.
Há eventos para todos os gostos – dos que debatem a gestão e seus desafios aos que aproveitam para contar a história de instituições. Um pouco pela facilidade de realizar eventos on-line e outro pouco pela consolidação que a Semana Nacional de Arquivos começa a galgar, a edição deste ano da SNA tem tudo para ser a maior de todos os tempos.
O tema que conduz a Semana de 2021 é "empoderar os arquivos", mote importado das discussões do Conselho Internacional de Arquivos – e pouco debatido por aqui. O ICA, aliás, também está organizando a programação da Semana Internacional de Arquivos que conta, a propósito, com um webinário bem interessante.
Cá deste Giro, como no ano passado, preparamos um material especial para a Semana que se anuncia. Por isso, a edição da semana que vem chegará mais cedo ao seu e-mail. No lugar da publicação às terças, como já é de costume, o Giro ficará disponível na manhã de segunda, com uma curadoria especial sobre alguns dos muitos eventos que consideramos interessantes.
Fique ligado e que tenhamos todos uma ótima SNA.
No ECCOA desta semana tem episódio especial da Série Ilumière, sobre arquivos e ditadura, com a participação do professor Jorge Vivar. Imperdível.
Brasil
O Curso de Arquivologia da UFPB lançou a primeira edição do Prêmio Jovem Arquivista, destinado a "qualificar o trabalho discente e a orientação docente". Podem se inscrever autores de trabalhos de conclusão de curso em Arquivologia aprovados nos dois semestres de 2020.
A comunidade arquivística baiana obteve uma conquista digna de aplausos nestes tempos de austeridade: um projeto do Legislativo indicou que se realize concurso público para preenchimento de vagas para arquivista na cidade de Salvador.
Por falar em Bahia, a Prodetur Salvador e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriram vaga para um consultor especializado em arquivos públicos.
O Arquivo Lésbico Brasileiro, iniciativa que visa reunir documentos sobre a luta LGBTQIA+, com enfoque nas homossexualidades lésbicas, está recebendo doações.
Mundo
A organização Archiveros sin Fronteras Internacional tem nova junta diretiva. Christine Martínez, da ASF França, é a nova presidente.
A FLACSO está ofertando mais um curso intensivo, desta vez sobre arquivos fotográficos. A formação começa no próximo dia 10 de maio.
Historiadores e autoridades estão em alerta: tanto na Inglaterra, quanto na Austrália, é crítico o nível de investimento na preservação de importantes arquivos históricos.
Na Colômbia, manifestantes incendiaram um prédio pertencente à alcadia (equivalente à prefeitura, no Brasil) de Jamundí. O arquivo foi destruído por um incêndio.
Para ler com calma
Os documentos classificados pela lei de segredos oficiais sobre o papel da nobreza na Espanha (em espanhol, via La Sexta).
70 anos da CAPES: acervo reúne documentos sobre ex-bolsistas ilustres (via Diário de Pernambuco).
E o novo livro José Luis Coto Conde: precursor de la archivística en Costa Rica (via Academia de Geografía e Historia de Costa Rica).
Para ver com calma
Raio-X da CPI: Randolfe Rodrigues mostra o arquivo de documentos de todas as CPIs (via GloboNews).
Seminário On-line em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho (via EJUD3 Escola Judicial TRT-MG).
A live Gestión de documentos archivísticos digitales: realidades y desafíos profesionales del siglo XXI (via Archivistas Colombia).
E, para ouvir, o primeiro episódio do podcast Archívese.