Ano III ● Edição 126 ● Abril de 2021
Um incêndio atingiu o segundo andar do prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na manhã da terça passada. O fogo teria começado em uma das salas da Procuradoria Federal da universidade, possivelmente por conta de um curto-circuito no ar condicionado do local. Ninguém ficou ferido no incidente, mas parte dos documentos do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo foi atingido.
A tragédia só não foi maior porque os bombeiros conseguiram debelar o incêndio antes que ele atingisse os mais de 200 mil documentos da reserva técnica do NPD, um dos maiores acervos sobre a história da arquitetura no Brasil. Esta é a segunda vez em menos de dez anos que o mesmo prédio sofre um sinistro do tipo e, de acordo com a própria UFRJ, "um projeto básico para prevenção e combate a incêndios, elaborado pelo Escritório Técnico da Universidade, aguarda orçamento do governo federal para aplicação".
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o orçamento do ano. Ao todo, foram quase 30 bilhões de reais em cortes, sendo 4 deles exclusivamente no Ministério da Educação – a segunda pasta mais afetada. 2021 será um ano mais difícil que 2020 para as instituições públicas federais. Um presságio negativo para quem sonha em ver políticas públicas arquivísticas implementadas. Ou até mesmo para quem só acha que seria importante manter o que já existe.
No episódio 18 do ECCOA – Arquivologia fora da caixa, Juliana Horta bate um papo interessantíssimo com Humberto Celeste Innarelli sobre preservação digial. E tem, claro, o Giro em áudio. Ouça!
Brasil
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul abriu um processo de pregão eletrônico para terceirizar o tratamento dos acervos arquivísticos provenientes de uma série de fundações de pesquisa extintas a partir de 2015.
O Arquivo Público do Distrito Federal inaugurou cinco exposições virtuais em comemoração aos 61 anos da capital federal. Vale a pena conferir.
Estão abertas as inscrições para o I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que ocorrerá no dia 18 de maio, às 13h30.
A Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA) realiza a eleição de sua nova diretoria no próximo dia 12 de maio.
O Arquivo Histórico de Joinville retomou a publicação de seu Boletim Informativo. A edição número 16 já está no ar.
O Arquivo Central da Unicamp está de casa virtual nova. O sítio da instituição foi totalmente reformulado.
Agenda: o CONARQ volta a se reunir no próximo dia 28, às 15h; também amanhã acontecem a oficina "Primeiros passos para o uso da paleografia em arquivos", com Sonia Troitiño, e o Seminário Internacional de Preservação de Acervos Audiovisuais Regionais. Na sexta, 30, é a AAERJ que promove uma live, a partir das 15h.
Mundo
Lá e cá: um incêndio catastrófico destruiu milhares de documentos na Biblioteca Jagger, na África do Sul.
O arquivo de Federico Garcia Lorca será declarado "bem de interesse cultural" pela Junta de Andaluzia, na Espanha. Ao todo, mais de 4 mil itens serão englobados na declaração.
Um lançamento imperdível: o INAI, do México, publicou na semana passada o livro El proyecto InterPARES en América Latina y el Caribe. O livro, organizado por Alicia Barnard, está disponível para download.
A ALA está lançando um novo curso: Incidencia del acceso a la información pública relacionada a los Archivos de Derechos Humanos ocorrerá entre os dias 3, 5 e 7 de maio.
Saiu um novo número da revista espanhola Archivamos. Há matérias que podem ser lidos de forma gratuita, direto no sítio do periódico.
Vem aí o V Encuentro Archivos Universitários, que deve ocorrer entre os dias 11, 12 e 13 de novembro, em Rosário, Argentina.
Para ler com calma
Algumas hipóteses sobre o por que de o profissional arquivista não ser valorizado e visibilizado no Brasil – e como podemos mudar esta realidade (via AABA).
Archivo de la Memoria Trans: el proyecto colaborativo que reunió 10.000 fotos y escandiló a Nan Goldin (via La Nación).
Para ver com calma
Construir los archivos del activismo de la diversidad sexual (via Memorights).
A centralidade do contexto na ciência dos arquivos (via GEPE-Arq UFPB).
Dia Nacional del Archivista en Mexico (via Facultad de Ciencias de la Información UASLP).