Ano III ● Edição 113 ● Janeiro de 2021
O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) está promovendo uma consulta pública sobre a nova versão do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil). A consulta será realizada através de um formulário eletrônico aberto até o dia 31 de janeiro.
A proposta do CONARQ é revisar o e-ARQ através de um processo amplo e participativo. Para isso, o Conselho criou uma Câmara Técnica Consultiva, que durante 120 dias avaliará e analisará as propostas da sociedade. A Câmara será composta pela historiadora Claudia Lacombe (do Arquivo Nacional), pelo administrador Eloi Yamaoka (da SERPRO), pelo físico Luis Fernando Sayão (da CNEN), pela professora Brenda Rocco (UNIRIO) e por Neire Martins (especialista em gestão e preservação digital).
A revisão do e-ARQ chega em um momento importante da arquivística brasileira. Em novembro, o Governo Federal anunciou a criação do Super.BR, que deverá substituir o SEI. De acordo com informações da diretora do Arquivo Nacional, Neide de Sordi, o novo sistema deverá ser o primeiro adequado aos requisitos do e-ARQ.
As informações sobre a consulta pública, seus prazos e meios de contribuição podem ser consultados no sítio do Arquivo Nacional. Já a justificativa e a proposição sobre o novo modelo podem ser lidas neste link.
Brasil
Documentos audiovisuais – reflexões no contexto arquivístico brasileiro é o título do primeiro livro da Arquivologia brasileira em 2021. A obra foi lançada na semana passada, no formato e-book, pelo professor Luiz Antonio Santana da Silva. E é gratuita.
A revista Ágora suspendeu todos os seus processos editoriais e submissões. A publicação deve retomar os envios em fevereiro.
Uma reportagem da Folha mostra o tamanho dos desafios políticos a serem enfrentados pela arquivística brasileira: novos prefeitos estão encontrando cenários de caos e destruição em muitos municípios do país. Em Itabi, Sergipe, o ex-prefeito não entregou as chaves do Paço ao sucessor e, segundo investigações, pode ter ateado fogo aos arquivos da prefeitura.
E num episódio bem característico de casuísmo legal, o Planalto decretou sigilo de 100 anos sobre as informações do cartão de vacinação do presidente Jair Bolsonaro.
Mundo
Estão abertas as inscrições para o seminário virtual Archivos, fuentes y repositorios digitales: conservación, acceso y posibilidades de usos en el aula. Uma promoção da CLACSO.
O processo que investigava ex-funcionários da prefeitura de Buenos Aires e dirigentes da Iron Mountain pelo incêndio em um arquivo da companhia, em fevereiro de 2014, foi anulado. O desastre de Barracas, como é conhecido, matou oito bombeiros e dois agentes da Defesa Civil, além de ter causado a destruição de milhões de documentos.
Documentos históricos do período colonial correm severos riscos de destruição em Cusco, Peru. Os registros estão no Archivo Regional da Universidad Nacional de San Antonio Abad, em péssimas condições.
O Fórum de Arquivos Nacionais do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) comunica que o prazo de submissão para trabalhos a serem apresentados na conferência "Descobrindo coleções, Descobrindo comunidades" foi prorrogado até o próximo dia 22.
E uma notícia triste para a comunidade arquivística: morreu no último dia 4, aos 95 anos, Vicenta Cortés Alonso, uma das principais arquivistas espanholas. Alonso foi referência para várias gerações e esteve no Brasil em mais de uma ocasião.
Para ler com calma
30 anos da Lei de Arquivos (via Arquivo da Câmara dos Deputados).
Um arquivo para visibilizar e reivindicar a vida e luta trans (em espanhol, via El Diário).
Doze anos de movimento negro e educação popular em dez mil documentos (via UOL/Bianca Santana).
O último segredo dos papéis do Pentágono (em espanhol, via El Diário).
Para ver com calma
Um museu virtual (ou seria um arquivo?) que mostra como evoluíram as páginas de Internet mais famosas da web (em espanhol, via Genbeta).
Uma entrevista com a Dra. Rita Costa, sobre "Os Serviços de informação (in)Visíveis: da organização à difusão da informação" (via CIDEHUS/UÉ).
E os vídeos do webinar 30 anos da Lei de Arquivos e 183 anos do Arquivo Nacional (via Arquivo Nacional).