Ano III ● Edição 111 ● Dezembro de 2020
Este é o último Giro de 2020. Foi, como todos sabem, um ano dificílimo, principalmente para o Brasil. Em meio à interminável crise civilizacional que nos acomete há anos, nos últimos meses fomos obrigados a enfrentar a aflição do medo e a irreprimível dor pela mais de 180 mil vidas que já se foram. Tempos inglórios, os nossos.
Cá do Giro, fizemos nosso melhor. Este foi um ano importante para esta newsletter. Viramos projeto de extensão, chegamos à centésima edição, ganhamos versão em áudio e aumentamos em 65% nossa audiência. Ainda somos menos que o almejado, mas já não somos poucos. E é muito felicitante saber que há quem nos siga, que compartilham nossos conteúdos e buscam neste meio uma forma de se manterem atualizados sobre o que é notícia no Brasil e no mundo da Arquivologia.
A você que nos segue, o nosso muito obrigado. Que 2021 seja um ano melhor. Para tudo e para todos.
O Giro volta no dia 5, com uma retrospectiva especial sobre nosso melhor conteúdo no ano que já terá passado.
O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) realizou na última terça, 15, sua 98ª Reunião Plenária. Transmitida ao vivo e pela Internet pela primeira vez – depois de ampla mobilização da comunidade arquivística –, a plenária debateu uma extensa pauta.
Dentre os temas discutidos, os conselheiros aprovaram o planejamento de reestruturação dos trabalhos do CONARQ. Pela proposta, o Conselho impulsionará a realização de Conferências Nacionais de Arquivos em periodicidade quadrienal e executará planos plurianuais de gestão, além de definir uma agenda regulatória. Os debates também versaram sobre a possibilidade de definir efetivamente os critérios para escolha dos conselheiros.
Além da pauta de autoregulação, o CONARQ também debateu a criação de câmaras técnicas. Mesmo com a pressão do Poder Judiciário, o Conselho deliberou por avaliar mais profundamente a proposta de criação de uma CT para arquivos do setor.
Os conselheiros definiram também o envio de moções de apoio aos arquivos públicos municipais da Bahia, à Cinemateca Brasileira e aos arquivos cartoriais. Na reunião, foi definido também que o CONARQ enviará um comunicado à Secretaria da Cultura, sobre a retomada e recriação do programa Memória do Mundo do Brasil, desativado desde 2018.
Além da pauta política, a reunião deliberou também sobre a agenda comemorativa aos 30 anos da Lei de Arquivos, que ocorrerá em janeiro de 2021. Um evento e homenagens aos ex-diretores do AN, além de debates sobre as perspectivas da legislação arquivística brasileira estão previstas.
Brasil
O acervo do Jornal do Brasil está apodrecendo em um galpão no Rio de Janeiro. De acordo com o jornalista Fernando Rabelo, milhares de negativos e provas de contato do extinto JB podem se perder para sempre se uma intervenção não for feita. O CONARQ declarou que acionará o Ministério Público sobre o caso.
A ABECIN divulgou a lista de trabalhos premiados em 2020. TCCs de Arquivologia das regiões sul, sudeste, norte e nordeste, sobre documentos de arte, governança e uso do AtoM para construção da memória em direitos humanos foram agraciados.
O acervo do ator José Wilker, famoso pelos personagens marcantes na TV e no cinema, foi recolhido pelo Museu da Imagem e do Som do Rio. A doação foi feita pela família do artista.
Estão abertas as inscrições para a especialização em História e Gestão de Acervos, da UPF.
Documentos históricos do Rio Grande do Sul, apreendidos pelo Ministério Público de Minas Gerais em 2019, foram repassados à Secretaria da Cultura gaúcha. O documentos mais antigo da leva data de 1836.
Já é possível fazer uma visita virtual guiada ao arquivo da Câmara dos Deputados. Saiba como!
Mundo
El Salvador é o mais novo membro do programa Iberarquivos. Já são 18 os países envolvidos na iniciativa.
Na Argentina, um grupo está organizando a construção do repositório digital Migrantas en Reconquista, sobre mulheres trabalhadoras da região de Reconquista de San Martín e Barrio Sarmiento.
Saiu a Memória 2020 do Comitê Regional para América Latina y el Caribe del Programa Memória del Mundo de la UNESCO (MOWLAC).
A Universidad de las Américas, do Equador, recebeu o reconhecimento de "Excelência Arquivística" da presidência do país. O mérito reconhece as boas práticas na conservação e sistematização de arquivos.
Para ler com calma
Como você arquiva um e-mail? (em inglês, via HLS).
Os países latinoamericanos seguem avançando em sua legislação arquivística. Uma entrevista com Francisco Serrato (em espanhol, via Archivoz).
E saiu também o mais novo número da revista uruguaia Informatio. Com artigos sobre Arquivologia, claro.
Para ver com calma
A mesa "La importancia de los archivos para la defensa y efectivo ejercicio de los Derechos Humanos", promovida pela ALA (em espanhol, via ALA).
O vídeo de apresentação do Congresso Internacional de Arquivos, que ocorrerá no ano que vem, em Abu Dhabi (via ICA).
Os vídeos do 5º Foro Internacional de Protección de Datos y Acceso a la Información (via Infoem).
E... você sabe como preservar suas fotografias em papel? (via APESP).